sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Retorno de Um Craque Sem Igual

No dia de hoje não há duvidas que a notícia que se destaca é a volta de Ronaldinho Gaucho a seleção brasileira. O técnico Mano Menezes acompanhou dois jogos do Milan para assegurar que o jogador estava preparado e jogando ao nível da seleção. Sem dúvidas este jogador fez muita falta na Copa do Mundo, assim como Ganso, pois ambos têm muito mais técnica que qualquer jogador que foi a este mundial, até mesmo Kaká porque estava machucado.


Mesmo sendo amistoso jogar contra a argentina sempre há a espera de uma grande partida e de mais uma vitoria. A volta de Ronaldinho e Neymar em um jogo tão importante fará total diferença a nosso favor, ou até a inesperada presença de Douglas pode facilitar para Mano, pois foi campeão da Copa do Brasil e do Paulistão ano passado com o jogador enquanto estavam no Corinthians.


Análise da Rodada 32 Parte I

Mais uma vez o jogador Conca ganhou um jogo para o Fluminense. Um time vencedor precisa de jogadores como este, que revolvem uma partida fechada, sem chances de mudanças no placar encontrando um companheiro bem posicionado ou uma chance clara de gol. Sua presença será importantíssima nessa reta final na luta pelo título.


Na arena Barueri o São Paulo superou um adversário direto pela vaga na libertadores, o Atlético – PR, passando este e o Grêmio na tabela do campeonato. Voltando ao Rio, Corinthians e flamengo empataram em um jogo morno, sem grandes emoções fora os dois gols, sendo ruim para ambas na tabela. O Flamengo ainda se manteve próximo da zona de degola e o Corinthians se manteve na luta pelo titulo, mas vendo o Fluminense assumir a liderança isolada.

Parabéns Trio de Amadores!

Foi vergonhosa a atuação do árbitro e bandeiras no jogo entre Atlético – MG e Palmeiras. Os lances dos pênaltis foram ridículos. Primeiro o cancelado na jogada de Lincoln, que estava sim impedido, mas nada foi assinalado pelo bandeira na hora em que deveria ter feito o seu trabalho, avisando após ter sido informado por alguma voz do além o árbitro, que voltou em sua decisão. Um erro não justifica o outro. Se nada fora assinalado no momento certo não deveria então mudar o desenvolver da partida simplesmente por descobrir depois do tempo o erro que cometeu.



O outro lance bisonho foi o empate do time mineiro. Após o cruzamento o jogador Obina, vendo que não alcançaria a bola, se chocou intencionalmente com o defensor Márcio Araújo que nada fez no lance. O péssimo juiz, incrivelmente árbitro FIFA, caiu na manha do atacante e assinalou o pênalti, novamente de forma errada. É triste ver uma pessoa não preparada prejudicar uma equipe desta forma em um campeonato de mata-mata, que pode ter o resultado mudado no jogo de volta tranquilamente. Depois de tal apresentação ridícula fica até questionável se os erros foram cometidos gratuitamente e sem más intenções.

O Vexame do Ano

Parecia mais um jogo fácil para o Santos frente a um time fraco dentro de casa. E foi mesmo, rapidamente abriu 2x0 de modo tranqüilo. Já se pensava na tabela após o jogo com o time na disputa pelo titulo nacional.


Porém algo inimaginável aconteceu. O Grêmio Prudente, lanterna do campeonato e sem duvidas o pior time também, conseguiu a virada de forma incrível, muito por conta do Santos não ter jogado de forma inteligente para manter o resultado do que méritos do Grêmio. Como dito em outro texto, o titulo da tríplice coroa não será conquistado pelo Santos pelos seus desfalques, principalmente o gênio Ganso, que faz total diferença a favor do time que o tem.

domingo, 24 de outubro de 2010

Análise da Rodada 31

Esta foi uma rodada no mínimo curiosa. Várias surpresas e ao mesmo tempo tropeços bobos que poder ter um preço alto. Na ponta da tabela apenas o Corinthians ganhou e foi do seu maior rival, resultado importante, ainda mais pelas derrotas dos seus adversários ao titulo. O Cruzeiro tem até um desconto, pois também enfrentou o seu maior rival e foi goleado. É um resultado nada típico e sem dúvidas isolado nessa reta final.  Outro jogo difícil para o Fluminense, encarar o Atlético – PR fora de casa, um time forte e ruim de ser batido como mandante, e manteve esta escrita com o empate péssimo para ambos na tabela.


Correndo feito louco por fora pela vaga na libertadores o São Paulo sofreu muito mais com o calor de quase 40 graus do que com o time do Ceará, que por sinal jogou a hora que quis e conquistou uma bela vitória. Mesmo resultado obtido pelo Prudente, talvez o resultado mais inesperado na rodada, afinal foi à vila jogar com o melhor time do Brasil no 1º semestre, o Santos. E pelo jeito as goleadas ficaram por lá junto com a inteligência da equipe que ganhava de 2x0 e tomou a virada. O Ganso faz muita falta e só por sua ausência o clube não ganhará a tríplice coroa este ano. 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Brasil Sempre no Topo da América

Agora sim a copa Sul-Americana serve para algo. Antes prestava somente para cansar os jogadores e dificultar o desempenho dos clubes participantes do brasileirão, só a premiação financeira era positiva. Adicionando a classificação para a libertadores ao campeão faz a competição ganhar prestigio e competitividade.


E como sempre os times brasileiros são os principais concorrentes a conquista do titulo. Os dois brasileiros na disputa e com boas chances da conquista são Atlético – MG e Palmeiras, que muito possivelmente se enfrentarão nas quartas-de-finais, sendo o ganhador destes jogos o provável campeão.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ronaldinho Gaúcho - Simplismente Espetacular

Esta é uma postagem especial para mostrar a quem não viu do que este craque é capaz, mesmo não estando em um bom momento. Fica de olho Mano!


Aquecendo o Brasileirão

Depois da decisão equivocada de retirar uma vaga na libertadores do próximo ano do Brasil a Conmebol consertou o que fez, devolveu a vaga para o campeonato brasileiro, com a exceção que se um clube daqui consiga ser campeão da Sul-Americana.


Hoje o time classificado seria o Atlético – PR, que deve cair de rendimento por ter perdido o técnico, assim como o Corinthians, que precisa acordar ou também perde a vaga na libertadores por este e outros motivos. Um time que vem embalado e pode beliscar a última vaga é o Grêmio, melhor clube no segundo turno. Em questão de pontos outros times como São Paulo, Palmeiras e Vasco também tem chances da vaga, porém não acho provável principalmente para os dois últimos. Se o São Paulo jogar o resto dos jogos como jogou com o Santos poderá até surpreender e subir consideravelmente na tabela.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Decisão Que Afetou o Planejamento

E o que parecia bom para o Corinthians se transformou em mais uma decepção. Jogar no dia do centenário parecia algo ruim, época aquela em que o clube estava na liderança e tinha todos os jogadores à disposição, sem Ronaldo, claro. Resolveram então pedir a CBF para adiar a partida, o que foi aceito prontamente, muito por conta da moral que Andrés Sanches conquistou na instituição nos últimos anos para o seu trabalho e por conseqüência para o time paulista.


Mas a idéia não surtiu o efeito esperado por conta da ausência de muitos jogadores e a demissão do técnico Adilson Batista, criando um clima tenso no grupo e forçando a improvisação de alguns jogadores. Do jeito que as coisas andam o título irá escapar das mãos do Corinthians e se não ficar esperto até a libertadores, tanto pela crise que se inicia quanto pela falta de peças de reposição.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mano 100%, Brasil em Ascensão

Após o jogo de ontem o Brasil mantém a invencibilidade após a copa do mundo e segue a renovação de Mano Menezes. Este jogo não teve nada de especial ou surpreendente, já que a vitoria canarinha era certa contra a no Maximo mediana seleção da Ucrânia, que não contava com o seu principal jogador, schevchenko.


Ficou claro que Neymar e Ganso fazem falta e sem eles o time perde brilho e criatividade, mas no próximo jogo o castigo ao atacante santista deve acabar, pois nosso adversário será a argentina, nossos eternos rivais, e precisamos dos melhores jogadores. Falando nisso o técnico da seleção vai analisar 3 jogos de times europeus, sendo 2 deles do Milan. Vamos torcer para Ronaldinho Gaúcho ir bem e difícil não ser convocado quando se precisa de alguém experiente e que faça a diferença em um jogo tão importante.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Sonho dos Desesperados

Para variar um pouco temos grandes clubes lutando para permanecer na elite nacional do futebol, algo comum nos últimos anos. Os destaques negativos são Atlético – MG e Flamengo que enfrentam crises e buscam um futuro melhor. Além destes temos os times goianos que vem crescendo a ponto de terem chances de escapar do rebaixamento.


Uma vaga da serie B esta quase definida, é difícil a reação do Grêmio Prudente a este ponto do brasileiro. As outras 3 vagas devem ser preenchidas pelo Avaí, Goiás e a última entre os 2 grandes, é improvável que ambos acabem com as suas crises em pouco tempo de trabalho de seus novos treinadores.

Briga Pela Libertadores

Com grandes méritos Santos e Inter já estão na competição do próximo ano, mantendo as 5 vagas no Brasil, podendo ter como representante o campeão da sul americana, porque ainda temos times na competição.

É provável que as vagas do brasileirão fiquem com os candidatos ao título: Cruzeiro, Fluminense e Corinthians, muito por ter diminuído uma vaga brasileira na próxima competição. Porém com a caída de rendimento e bobeadas dos líderes alguns times podem sonhar com uma vaga. O botafogo é um deles, mas com a contusão dos principais jogadores vem sofrendo para obter bons resultados. Outro clube desfalcado é o Atlético – PR, desta vez no banco de reservas, pois perdeu o seu treinador quando vivia um ótimo momento no campeonato.


Alguns times como Grêmio, São Paulo e Palmeiras ainda tem chances e sonham, mas é provável que se iludam. Esses demoraram a acordar e perderam muitos pontos, principalmente em casa, empatando muitos jogos e deixaram os líderes nas outras rodadas se distanciarem.

Disputa Pelo Título

Sorte é algo que um time que busca ser campeão não pode se dar ao luxo de dispensar. E pelo visto ela gostou do Cruzeiro, pois nas ultimas rodadas seus adversários na luta pela taça vem perdendo pontos de forma incrível para times fáceis de vencer e mal no campeonato, como o Corinthians que foi goleado pelo Atlético – GO em casa neste domingo.


A má fase do Corinthians nos últimos jogos é muito por conta das contusões sofridas por jogadores importantes como Chicão, Ralf e Jorge Henrique. Ronaldo nem se conta, afinal ele joga em uma rodada e para por um mês, no mínimo. Vai mal também agora pela seleção, que levou o destaque do time, Elias, dificultando a manter a qualidade do time.

No Flu a situação é muito parecida com a do alvinegro paulista. Contusões como a de Deco e Emerson diminuíram a qualidade e eficiência da chegada da bola ao ataque, fazendo os gols escassos. E igualmente a seleção, que levou Mariano, lateral que funciona como arma secreta na criação de jogadas.

Levando tudo em consideração a equipe mais provável, hoje, a se tornar campeã é o Cruzeiro, por conta do equilíbrio e regularidade no Brasileirão.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Crises e Mais Crises Pelo Brasil 3

A maior conquista possível do São Paulo no inicio do ano era a libertadores com grandes chances de ser alcançada, porém agora o objetivo é encaixar um bom time, pois bons jogadores estão à disposição.


O até então técnico no início da temporada, Ricardo Gomes, era muito bem visto e garantido no cargo pela diretoria ‘vitalícia’ do clube. No campeonato paulista houve um revezamento de titulares buscando a equipe ideal, coisa que não aconteceu até agora, não se sabe o motivo, mas por falta de qualidade técnica e futebolística não foi.

Vejo que a mudança na diretoria tricolor é necessária, principalmente na presidência, pois está se transformando em uma ditadura de Juvenal Juvêncio em pleno século 21.

Análise da Rodada 27

E os primeiros colocados bobearam em uma rodada facílima para estes. O Fluminense ganhava até quase o fim do jogo, mas sofreu o empate do Prudente. Para a sua sorte o Corinthians empatou por um milagre com o Ceará (em São Paulo), pois perdia de 2x0 aos 10 minutos do 2º tempo. Ate então a rodada era do Cruzeiro, que se ganhasse do Atlético – PR encostaria de vez nos líderes e no título. Entretanto este também empatou e manteve o campeonato do jeito que estava na ponta de cima da tabela.


Mantendo o equilíbrio Palmeiras e Santos fizeram um jogo corrido e em cada tempo mandado por um time, explicando o 1x1 no placar. Enquanto o São Paulo também empatou jogando fora contra o fraco e decadente Avaí, sendo um péssimo resultado, mesmo com a pressão do clube catarinense sobre o gol defendido por Rogério Ceni.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Crises e Mais Crises Pelo Brasil 2

No inicio do ano quando se falava em campeonato brasileiro um time que sempre estava na lista dos que iriam disputar o título era o Atlético Mineiro, e não era pra menos, a presença de Luxemburgo garantia um bom futuro para sua equipe que contava com a chegada de Diego Souza, Daniel Carvalho e Ricardinho, além da permanência de jogadores como Diego Tardelli e a promessa Renan Oliveira.


Entretanto o que vemos é algo completamente diferente das apostas e previsões de especialistas e torcedores. Não há entrosamento, menos ainda tática no time e isso vem do início da disputa, piorando com o passar do tempo, desesperando o torcedor atleticano que já sofreu a pouco com o rebaixamento e que precisa de muita sorte para não sentir na pele a mesma coisa de tempos ruins anteriores.


Crises e Mais Crises Pelo Brasil

O Flamengo perde a sua principal arma contra a crise quase eterna da equipe, o craque Zico, que estava no comando do futebol. Crise esta que persiste desde o início dos anos 2000 e só tirou férias ano passado após a arrancada para o título, que por sinal foi surpreendente mesmo com a equipe do rubro-negro, tendo Petkovic como o principal jogador na busca do caneco.


Depois da comemoração e de reforços de peso a crise voltou das férias junto com o clube e não deu descanso até agora. No Carioca desse ano os tropeços não vieram, impossível vendo o nível baixo dos times pequenos nele, sendo Vagner Love artilheiro e o Flamengo Vice-Campeão da Taça Rio. Na libertadores a conquista do ano: eliminar o Corinthians da sua competição tão sonhada e no ano de seu centenário, mas após esse feito a coisa ficou ruim, foi eliminado pela Universidad do Chile pelos gols marcados fora de casa.


Agora no Brasileirão a situação é crítica desde as primeiras rodadas, após algumas trocas de técnicos e perder jogadores importantes para o exterior como Adriano e Vagner Love e a ausência de Pet, piorando o elenco e criando um ataque de risos, como muitos diriam, que conseguiu ficar quase 10 rodadas sem marcar um gol sequer.


É Flamenguista a coisa está feia, e pelo visto não tem como escapar do rebaixamento dessa vez, o jeito é torcer muito contra os outros times na zona de rebaixamento e perto dela, pois pelo que depender do time a Série B é quase certa na próxima temporada.

Cuidado! O Apito Amigo Está a Solta

Voltamos a ver a arbitragem influenciar o campeonato e atrapalhar agora o Botafogo na luta pelo título e pela libertadores. Esses pontos a menos para o time do rio ou a mais para o Corinthians mudarão o rumo do campeonato e as cores do campeão Brasileiro deste ano?


Não se sabe, o que podemos prever é uma disputa acirrada até a última rodada para todos os objetivos do campeonato, principalmente o titulo, mas até pelas vagas na Série B do próximo ano não será moleza, basta ver os times grandes em má fase e muito perto da zona de degola. 

Análise da Rodada 26

Sem dúvidas o Palmeiras está se aprimorando no comando de Felipão que começa a dar a sua cara ao time, não o quanto gostaria, mas ano que vem terá reforços a sua escolha, o que melhorará ainda mais o elenco e facilitará o seu trabalho e fazendo vitórias como esta sobre o Inter normais.


Novamente os outros times paulistas decepcionaram. Fora de casa Santos e São Paulo perderam. Em São Januário o resultado não era esperado até pelos torcedores mais fanáticos do Vasco, o time dos empates ganhou e bem, pois para sua alegria o Santos não quis jogar e deu no que deu.

No Sul quem assistiu viu um jogo cheio de entradas fortes, ate maldosas, incrivelmente terminando com todos os jogadores em campo e com a vitoria do tricolor gaúcho, afundando e piorando a crise no time paulista, que precisa de mudanças o quanto antes, seja de postura em campo ou de treinador.