terça-feira, 20 de março de 2012

Automobilismo em foco

As duas principais categorias do automobilismo mundial figuram entre os temas do esporte mais comentados no último mês. A ida de Rubens Barrichello e a pré-temporada das equipes agitam a Indy, enquanto o início da disputa pelas taças deste ano na Fórmula 1 já teve seu início.

Fórmula 1

Na Austrália, a primeira corrida desta temporada da F-1 teve como protagonista a McLaren, ocupando duas vagas do pódio. Button largou em segundo e conquistou a vitória, enquanto seu parceiro, Hamilton, foi o pole position e terminou somente em terceiro. O atual bi-campeão Sebastian Vettel foi o segundo colocado, encerrando os três pilotos do pódio.


As Ferraris tiveram desempenhos distintos. Enquanto Alonso conseguiu figurar entre os cinco primeiros, Felipe Massa teve que abandonar a prova após colisão com a Willians Bruno Senna, que terminou em último na corrida. Mas antes de sair, Massa havia feito apenas a 16ª melhor volta da prova, algo muito inferior ao que o piloto apresentava em seu melhor momento.

Outros carros que mostraram fraco rendimento foram as Mercedes dos alemães Schumacher e Rosberg. O heptacampeão foi obrigado a abandonar devido a problemas no câmbio quando faltavam 48 voltas para o fim. Se companheiro permaneceu até a bandeirada, mas não foi além da 12ª colocação, quase levando uma volta do líder Button.

Fórmula Indy

Após momento de indecisão, Rubens Barrichello decidiu ingressar na categoria e será companheiro de Tony Kanaan da KV Racing. Depois de testes realizados no circuito americano de Sebring, Barrichello aceitou disputar esta temporada, inclusive participando dos circuitos ovais.


Foram 19 anos na Fórmula 1, mas a mudança de rumo trouxe bons resultados à Barrichello. Com rendimento acima do esperado antes do início das provas, o brasileiro já lista os principais rivais na busca pelo título. “Os carros da Ganassi e da Penske. Acho que vou ficar feliz de estar entre eles”, declarou.

Barrichello chegou, entretanto, a Indy pode perder dois pilotos brasileiros que correram no ano passado. Bia Figueiredo pode não permanecer, mas ainda realiza testes em equipes. A última foi a Andretti Autosport, que conta com os pilotos Ryan Hunter-Reay, marco Andretti e James Hinchcliffe. Vitor Meira é baixa certa após 10 anos na Indy. O piloto acertou seu retorno ao Brasil para competir na Stock Car pela  equipe Officer ProGP ao lado de Duda Pamplona.

Foto: EFE / Google

sexta-feira, 16 de março de 2012

Sorteio aponta próximos duelos da Liga

Estão definidas as partidas das quartas-de-final da Liga dos Campeões desta temporada. Os jogos não fugiram das expectativas, tendo o Real Madrid caminho aberto para as semis, na mesma chave do também favorito Bayern de Munique. Do outro lado, o clássico Barcelona e Milan é a principal partida, reeditando os confrontos da primeira fase, enquanto Benfica e Chelsea se digladiam pela outra vaga.


Pela primeira chave, a surpresa Apoel terá outra pedreira pela frente, desta vez o Real Madrid. O sorteio teve como primeiro time a dar as caras o azarão cipriota, que eliminou nas oitavas o francês Lyon, sendo que já havia deixado para trás Porto e Shakhtar Donetsk na etapa de grupos. Pela primeira vez nas quartas, o time já fez história e pelo jeito ficará marcado pelo que fez até então. Contra o Real Madrid de José Mourinho as chances são extremamente mínimas, contando com puro milagre para avançar. Com Cristiano Ronaldo inspirado e Kaká retornando a ter boas apresentações, será difícil o clube merengue não figurar como um semifinalista.

No segundo jogo deste lado da tabela, o Olympique Marseille viu sair da bolinha so sorteio o nome do Bayern de Munique como seu adversário. Se eliminar a Internazionale de Milão em má fase já foi trabalho duro, graças a gol marcado fora de casa pelo brasileiro Brandão, agora, encarar o franco-favorito alemão será tarefa dura. Contando com a volta de Schweinsteiger ao meio de campo após lesão, o time vermelho se reforça, ficando ainda mais forte. Liderado no ataque pelo artilheiro “Super Mário”, que conta com as assistências de Ribery para marcar, é certo o bom rendimento ofensivo da equipe.

Seguindo a ordem do sorteio, a segunda chave contra como primeiros times a se enfrentar Benfica e Chelsea. Ambos perderam os jogos de ida nas oitavas, mas contaram com o fator casa para reverter os resultados adversos. O Benfica passou pelo Zenit, da Rússia, enquanto a tarefa dos ingleses foi pior, a de superar o Napoli com dois gols de desvantagem. Eles conseguiram e agora estão frente a frente com olho nas semis. Os portugueses contam com Bruno César, ex-Corinthians, em seu meio campo para criar as jogadas. Do outro lado, a fase não é das melhores, mas o trio Drogba, Lampard e Terry sempre surtem perigo ao adversário.

Do outro lado surgiu mais uma vez o superclássico europeu entre Milan e Barcelona, voltando a acontecer nesta edição, agora para definir um dos semifinalistas. As equipes tiveram dois confrontos na fase de grupos, inclusive a estréia, sendo um empate e uma vitória do Barça em pleno San Siro. A arma do Milan para passar é o momento de seus atacantes. Ibra, Robinho e Boateng vivem bons dias, conseguindo deixar a torcida rossonera feliz com seus gols. No adversário, a arma é a que todos sabem, simplesmente o melhor time do planeta e o melhor jogador do mundo. Quer mais ou está bom para você?


Esta fase de quartas-de-final promete grandes partidas nos dias 3 e 4 do próximo mês, basta vermos o histórico das equipes nesta Liga dos Campeões para confirmamos isto. Na primeira chave, os ‘gigantes’ tem caminho mais tranqüilo, onde facilmente prevemos um duelo Real contra Bayern logo adiante. Oposto a isso, as disputas mais quentes ficarão no “lado B”. Benfica e Chelsea não estão em mesmo nível quando comparamos elenco por elenco, entretanto, a fase ‘sem sal’ dos ingleses acirram a disputa. Já Milan e Barça renderão o jogo mais esperado, novamente. O palpite eterno é do Barça chegar à final, mas não será surpresa caso caia contra o rubro-negro italiano. 

Não nos esqueçamos, podemos ver o clássico Real x Barça na grande finalíssima, que terá como palco a Allianz no dia 19 de maio. Este é o estádio do alemão Bayern de Munique, que poderá ter sua casa como aliado na busca pelo título caso esteja na decisão.

sábado, 10 de março de 2012

Psol pede investigação contra vereador Deneval Dias

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) de Poá protocolou nesta semana ação para investigar o vereador e presidente da Câmara municipal Deneval Dias (PRB). No documento, há a citação da condenação do parlamentar no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), pedindo a verificação de seu mandato, por supostamente estar figurado na Lei 135/2010, a Ficha Limpa.

Foto: Site da Câmara Municipal de Poá

Deneval foi condenado no mês de março de 2010 por improbidade administrativa pelo TJ de São Paulo, tendo entrado com recurso, mas a condenação foi mantida ao réu. “A falta de publicidade dos atos administrativos e a não submissão do contrato administrativo ao processo licitatório revelam ofensa aos princípios da Administração Pública”, declarou a juíza Cristina Inokutti, responsável pelo julgamento no Fórum de Poá.

Presidente do Diretório poaense do Psol, o professor Carlos Datovo, declarou: “Após a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da lei, é importante verificar caso a caso, quem é ou não Ficha Suja. Caso esteja inelegível, tem de sair do mandato, como diz a Lei Ficha Limpa.”

A Lei Ficha Limpa foi aprovada na segunda quinzena de fevereiro pelo STF (Supremo Tribunal Federal), por sete votos a quatro, determinando que réus condenados em segunda instância fiquem inelegíveis, assim como os que forem condenados por crimes contra a administração pública.


A imagem da semana - A cor da vergonha


Charge: Aparecido Campos

Leia também no jornal AT Notícias, na página 2.

No domingo passado Poá se tornou um dos temas do programa Fantástico, da Rede Globo. A reportagem tinha como objetivo denunciar o mau tratamento do dinheiro público por alguns Prefeitos. Os casos passavam desde a construção de uma pista de pouso para aviões até a cor da pintura do cemitério. É ai onde entra a Estância Hidromineral de Poá entra.

Todos sabemos que as cores tradicionais de nosso município são o azul e o branco, fazendo referência ao maior bem natural que temos, a água Poá, com enorme reconhecimento. Até onde conhecemos da história poaense, nunca fomos lembrados por nossas plantações de laranja. Mesmo assim, agora Poá virou motivo de chacota pela escolha de Testinha em aplicar a cor laranja em todos os lugares possíveis, cor de sua campanha, diga-se de passagem.

O quadro lembrou aos cidadãos do município e expôs ao Brasil todos os itens que tiveram a cor alternativa escolhida. Uniformes das escolas municipais, o viaduto, cemitério, a lista é grande e o gasto a mais também. Em nota à rede de televisão, a Prefeitura disse que Testinha ressarciu os custos adicionais com dinheiro próprio, acabando com qualquer polêmica. Mas que óbvio, evidentemente era só ele quitar a ‘dívida’ financeira que tudo fica certo, não?

Claro que não! Vincular a cidade a algo particular não se soluciona apenas no lado financeiro. A atitude foi no mínimo o mau uso do dinheiro público, mas vai além, chegando a ser improbidade administrativa, segundo o Juiz de Direito Alessander Marcondes França Ramos, que condenou o Prefeito poaense, ainda cabendo recurso.

Na sentença, o Art. 37 é citado, onde “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, o que não aconteceu em Poá. A mudança na cor deu tom de publicidade e quebrou a impessoalidade, ambas ditas no artigo.

Mas a mudança na cor já faz algum tempo, foi apenas relembrada agora pela matéria, e existem decisões polêmicas mais recentes de Testinha. No último dia 3, o jornal Diário de Suzano deu em primeira mão que o Prefeito assinou os projetos de lei que aumentam os salários dos políticos da cidade em ao menos 70%, passando, por exemplo, o vencimento de um vereador de R$5,9mil para R$11mil. As escolhas de Testinha se mostram cada vez menos pró-população da cidade.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Wesley é oficialmente jogador do Palmeiras

O Werder Bremen oficializou nesta manhã em seu site oficial a transferência do meio-campista Wesley, ex-Santos, para o Palmeiras. Após período buscando recursos para a contratação do atleta, até mesmo pedindo a ajuda da torcida, o time paulista conseguiu enfim a aquisição do jogador.


Para contar com o atleta em campo, restava ao alviverde assegurar a parte financeira, pois Wesley já treinava junto com o elenco da equipe. “Todas as garantias bancárias necessárias para a segurança da transferência foram recebidas. Embora o processo tenha se arrastado, nós sempre estivemos confiantes e em constante contato com os dirigentes do Palmeiras”, declarou o gerente de futebol do Werder Klaus Allofs.

A negociação foi fixada em seis milhões de euros, aproximadamente R$14mi, sendo que o time tentou uma campanha na internet para buscar a ajuda financeira de seus torcedores. O objetivo era reunir todo o dinheiro da transferência, junto com impostos, mas a ação não surtiu o efeito esperado pela diretoria palmeirense. Entretanto, o clube conseguiu finalmente acertar a contratação de seu novo volante que já pode atuar com a camisa alviverde.

Foto: Reinaldo Marques

terça-feira, 6 de março de 2012

12ª rodada do Paulistão

O campeonato paulista começa a se definir. Os grandes, como de costume, estão no topo, enquanto os times menores se vêm na luta pela permanência na 1ª divisão. Nesta rodada, o clássico alvinegro, a bobeira alviverde e a sorte tricolor foram os destaques.

Nosso primeiro destino é a baixada santista, para o clássico entre santos e Corinthians. O melhor ataque, do santos com 28 gols, versus a melhor defesa, com apenas cinco sofridos. Em dia fraco de Neymar, a partida foi definida em um passe de Ganso para Ibson, que fez o único gol do jogo. Fora isso, poucos lances importantes e de destaque ocorreram. Os reservas do Timão não renderam, assim como os titulares do peixe, que venceram graças a lance brilhante do seu camisa 10.


Ao mesmo tempo do clássico, o vice-líder Palmeiras recebeu o São Caetano em casa, quer dizer, no Pacaembu. Contando com os gols do artilheiro Barcos, a equipe de Felipão queria a liderança da competição com a vitória e torcendo pelo tropeço do Corinthians frente o Santos. Isso aconteceu, entretanto, o Palmeiras não venceu a defesa do goleiro Luiz, apenas empatando com o Azulão e caindo para 3° colocado na tabela. Porém, o time é o único invicto neste Paulistão.

No final da tarde foi a vez do São Paulo entrar em campo, contra o XV de Piracicaba, fora de casa. O jogo foi feio, pouco proveitoso para o espectador, mas rendeu três pontos ao tricolor por causa de Cícero. O meia teve sorte e sem querer desviou o cruzamento de Jadson para as redes, fazendo o gol da vitória da equipe.

O ponto fraco dos grandes é a Lusa, que ainda não figura entre os oito primeiros, times que avançam ás quartas-de-final. Nesta rodada o resultado negativo foi contra o Catanduvense, em pleno Canindé. O resultado foi 0x0, com a equipe adversária em pior momentos, assim como a Portuguesa, que não consegue fazer seus jogadores renderem o mesmo que na Série B do ano passado.


Mogi Mirim e Guarani seguem surpreendentes e bem na tabela, apesar dos tropeços nesta rodada. O Bugre visitou o Bragantino e foi derrotado, por 1x0 e caiu para a 6ª colocação. O Mogi também entrou em campo fora de casa e arrancou um empate do Mirassol, 2x2. A Ponte conquistou outra vitória e é a oitava colocada. O Botafogo de Ribeirão Preto obteve a terceira vitória, sobre o Oeste em Itápolis, e é o primeiro time depois da zona de degola, sendo a equipe rubro-negra a primeiro a cair.

Sem surpresas. É sempre assim o estadual em São Paulo. Os grandes dificilmente deixam de avançar às quartas, enquanto algumas equipes do interior surgem como possíveis azarões, as vezes (muito raro) confirmando esta aposta, como em 2008, quando o Santos foi campeão sobre o Santo André. Neste ano, o título tem boas chances de permanecer no ‘quarteto fantástico’ do estado, sendo Palmeiras e São Paulo os maiores candidatos á taça, pois não disputam a Libertadores, como Corinthians e Santos.

Fotos: Marcos Ribolli / Mauro Horita

sábado, 3 de março de 2012

A imagem da semana


Os protestos contra a aprovação da proposta de reajuste salarial dos políticos poaenses está longe de seu final. A decisão tomada em duas sessões, mesmo com manifesto dentro do plenário, na última sexta-feira de fevereiro, dia 24, gerou apelo popular ainda maior pela queda do reajuste. Antes desconhecido, o porcentual foi cravado em quase 70% para vereadores e 80% para o Prefeito, entrando em vigor na próxima legislatura caso Testinha sancione a lei.

Diante da aprovação dos parlamentares, representantes do povo de Poá, a população não ficou calada e não encarou a aprovação da lei como uma derrota. Na terça-feira desta semana, dia 28, aconteceu o segundo ato dos manifestantes. A nova mobilização foi uma marcha, com inicio na Praça da Bíblia, passando pelo Fórum municipal provisório e desfecho na Prefeitura da cidade, objetivando um diálogo com o Prefeito para vetar o aumento abusivo para os políticos.

Sem encontrar o senhor Francisco Pereira de Souza, quem representou o Prefeito foi o secretário de administração Alexandre Provisor, acompanhado de Geraldo Oliveira, secretário de governo, tendo recebido e assinado o texto oficial criado por diversas instituições contrárias à decisão da Câmara. Além disso, um saco de dinheiro seguiu “em anexo” e simbolizava a intenção de enriquecimento com dinheiro público dos políticos, segundo os manifestantes.

No final desta semana, a polêmica sessão se tornou alvo do Ministério Publico do estado de São Paulo. Um inquérito será aberto pela promotora da cidade, visando apurar supostas irregularidades em seu acontecimento.

A decisão ainda não está tomada, porém o peso está favorável para aceitação de Testinha ao acréscimo subsidiário, tendo até quinze dias se posicionar. Pressionado pelas duas partes, pelos vereadores e pelo povo poaense, o Prefeito está em uma posição delicada, onde qualquer atitude pode gerar conseqüências complicadas ao seu mandato e ao futuro político. Entretanto, o papel de um representante do Executivo é a melhora do bem comum dos munícipes em geral, não apenas de grupos isolados, ainda mais os que não são carentes de suas reivindicações.

Não estou aqui defendendo um salário mínimo para nossos representantes. Para ter livre papel político e representar sem preocupações os cidadãos de Poá o vencimento de R$5,9mil reais está muito cabível. É necessário sim um número destas proporções, pois assim quem está temporariamente na cadeira da Câmara não se torna refém de outra atividade para se manter, seguindo focado em projetos para a melhoria da cidade e da população da cidade Jóia. O problema neste caso é o abuso nos valores propostos, com reajuste de 70 e 80%, o que não ocorre de forma alguma nas demais classes de trabalhadores.

Foto: Arthur Stabile

Poá terá franquia do McDonald’s

Com exclusividade para o AT Notícias, a assessoria de imprensa da rede de fast food McDonald’s deu como certa a chegada de uma unidade da franquia em Poá neste ano. Leia a matéria completa assinada por mim a seguir ou no leitor virtual do jornal.


sexta-feira, 2 de março de 2012

Nota Oficial dos Blogueiros sobre intimidação do vereador Deneval Dias (PRB)

Não aceitaremos!

É inaceitável observarmos quietos à mais recente nota publicada pelo vereador Deneval Dias do Nascimento (PRB), Presidente da Câmara Municipal de Poá. Nesta quarta-feira, numa forma intimidatória, informou que fará uma representação na Polícia Civil e moverá um processo civil indenizatório contra os manifestantes que repudiaram o abusivo aumento de salários dos políticos.

Todos que estiveram no ato viram que não houve vandalismo e que os manifestantes não quebraram qualquer equipamento da Câmara. Os vídeos não registraram qualquer episódio desses, por ele, agora informado.

Tivemos absoluta certeza na sessão de que ele não queria ouvir o povo e claramente colocou sua posição contrária às dos manifestantes. Agora, age com uma das práticas mais reprováveis praticadas por alguns que estão no Poder e querem distância daqueles que os contrariem.


Não aceitaremos intimidação ou qualquer forma de pressão. Os parlamentares é que estão indo na contramão ao aprovar absurdos aumentos salariais, legislando em causa própria. Nós é que faremos a pressão e continuaremos a denunciar as imoralidades reinantes na política da cidade de Poá

A nota, assim como a sessão – alvo de representação no Ministério Público – apresenta novamente erros. Deneval nega sessão extraordinária sendo que ele mesmo a convocou. A Câmara, por sua vez, não publicou oficialmente o extrato da sessão, como determina o Regimento Interno. Ali, sim, se agiu contra prerrogativas constitucionais.

Se alguém tem de ficar preocupado, é o vereador. Nós o fiscalizaremos mais que nunca. Nós apoiamos o movimento e ele é coletivo e heterogênio. Não aceitaremos nominar pessoas individualmente para qualquer ato naquele dia. Se o objetivo é intimidar e reprimir manifestações, a estratégia está errada.

Nos, Blogueiros do Alto Tietê, militantes das redes sociais e comunicadores em geral, não aceitamos a supressão da liberdade em expor nossas opiniões, dentro ou fora da Câmara.

Agora, vereador, vamos ver quem é Ficha Suja.


Alto Tietê, 01 de Março de 2012.

BlogueirosAT
www.blogsdoaltotiete.blogspot.com
www.twitter.com/blogueirosat