domingo, 29 de abril de 2012

Arthur Stabile entrevista Deputado Carlos Giannazi

O blog apresenta mais uma entrevista, a primeira na área política. O entrevistado da vez é o Deputado Estadual pelo Psol (Partido Socialismo e Liberdade) de São Paulo, Carlos Giannazi, que participou do 2º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê na mesa de tema "Direitos humanos na rede", defendendo os direitos dos homossexuais e da criminalização da homofobia. 

Giannazi é mestre em educação e doutor em história econômica, além de professor do ensino público. É membro titular da Comissão de Educação da ALESP (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), além de coordenar as Frentes Parlamentares em defesa da escola pública e da diversidade (Fonte: site do parlamentar). Neste ano foi escolhido por seu partido para concorrer à Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro. Confira abaixo a entrevista com o Deputado.

Arthur Stabile: Carlos, qual a carência da educação do estado de São Paulo?
Carlos Giannazi: A educação precisa de mais investimento principalmente no magistério estadual. O magistério hoje não tem uma carreira adequada. O magistério do estado de São Paulo tem um dos piores salários da federação. Ao mesmo tempo que é o estado mais rico da federação, é um dos estados que menos investe na valorização do magistério, então os salários são aviltantes e baixíssimos. Sem contar que não há investimento em formação continuada dos professores, não há investimento na infraestrutura das nossas escolas. As escolas estaduais estão sucateadas, degradadas, com superlotação de salas. Nós temos o drama da violência nas escolas e a aprovação automática. Então essas são as principais carências hoje da educação estadual.

AS: Muito se diz sobre a falta de interesse dos alunos em aprender. Como mudar este quadro?
CG: Falta de interesse vem na verdade da própria forma como a educação está organizada. É uma escola que não atende as necessidades e dos alunos, porque ela não tem estrutura. Hoje na rede estadual nós não temos salas de informática, nós não temos bibliotecas, nós temos também uma grade curricular que não atrai o aluno, não interessa ao aluno. Então essa falta de investimento na educação acaba desinteressando o próprio aluno.

AS: A mudança dessas matérias seria uma possível solução?
CG: Sem dúvida. A mudança das matérias, como nós já conseguimos algumas. Nós conseguimos trazer a volta da filosofia, a sociologia, o ensino de música agora é uma área obrigatória nas nossas escolas do ensino fundamental. Isso ajuda muito, mas não basta. Nós temos que romper com a estrutura autoritária das escolas e conectar a escola ao mundo real, porque hoje a escola vive num outro planeta. Nós estamos no século 21 e a escola é do século 19 ainda.

AS: O MST tem feito recentemente algumas ocupações por todo o país. Essas ações são boas ou ruins para a sociedade?
CG: Elas são importantes porque as ocupações feitas pelo MST (Movimento Sem Terra) denunciam que no Brasil não tem reforma agrária, que precisa efetivar a reforma agrária e o Brasil não faz isso, porque hoje é governado por grandes latifundiários. O José Sarney é dono de metade do Maranhão, nós temos grandes latifundiários no poder, então o MST é um grito. Um grito de denúncia e de anúncio também, que o país tem que fazer a reforma agrária. O Brasil é um dos últimos países do mundo que não fez ainda a reforma agrária. Todos os países do mundo capitalista já fizeram e o nós temos que fazer. O MST tem uma função importante no Brasil. Existe muito estigma contra o MST, da mídia, dos setores conservadores. Mas se o MST não existisse nós não teríamos hoje os assentamentos que foram realizados e o mínimo de investimento nessa área.

AS: Como o senhor classifica a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em liberar o aborto para os bebês anencéfalos?
CG: Acho uma decisão tardia. Isso deveria estar acontecendo milhões de anos atrás no Brasil, porque imagina, é um absurdo que uma mulher tenha que conviver com este drama. Só defende o contrário quem nunca passou por uma situação, porque eu duvido que uma mulher que esteja nessa situação se posicione contra essa decisão do supremo. É coisa de sadismo ouvir pessoas de um movimento, um movimento pequeno, insignificante, se pondo contra a decisão do Supremo Tribunal Federal. Eu fico pensando como que uma pessoa defende uma proposta como esta e defende uma situação que não é pra ela, porque mesmo uma mulher que é contra ela está defendendo uma situação para uma outra mulher. Eu acho que foi uma decisão acertada, porém tardia. O Brasil já devia ter feito isso muitos anos atrás.


AS: Quais os resultados das ações da PM como a realizada no Pinheirinho?
CG: A polícia militar hoje está toda orientada como aparelho repressor do estado para reprimir qualquer tipo de movimentação social. Qualquer movimento que conteste a ordem vigente, sobretudo setores do poder econômico, será reprimido pelo aparelho de repressão do estado que é representado pela tropa de choque da polícia militar. É a criminalização dos movimentos populares e sociais.

AS: E a operação na Cracolândia?
CG: A questão da Cracolândia é questão de saúde pública. A questão policial ali tem que se restringir ao combate ao tráfico, ou seja, a polícia tem que destruir a fonte de financiamento do tráfico e prender os traficantes. Agora, as pessoas que estão lá na rua, na sarjeta, são pessoas dependentes de drogas, são dependentes químicos e devem ser tratados. A polícia tem uma função importante, mas para combater o tráfico e não espancar e reprimir aquelas pessoas que já estão espancadas socialmente.

Político foi escolhido pelo Psol para disputar as eleições
da prefeitura de São Paulo em 2012 (Foto: PsolSP)
AS: De que forma as greves contribuem para a sociedade?
CG: A greve é um instrumento legítimo dos trabalhadores. É um instrumento garantido pela constituição federal. É o último recurso que o trabalhador utiliza quando o seu salário é rochado (sic), quando as condições de trabalho são extremamente precarizadas, quando o patrão não negocia. É a única forma que ele tem. Então ela é importante. É um instrumento de luta, é um instrumento democrático que tem que ser utilizado no momento certo.

AS: Falando das mídias, até onde vai a influência dos governos municipais, estaduais e federal na mídia brasileira?
CG: Eles compactuam na verdade. A mídia muitas vezes está a serviço dos governos e os governos a serviço da mídia. Tanto é que nós não temos um marco regulatório. Hoje a grande imprensa não é democrática. Nós não tivemos ainda a democratização dos meios de comunicação porque a mídia está hoje a serviço do poder econômico e dos governos, todos eles, principalmente governos conservadores.

AS: Qual a importância da internet, das mídias digitais e dos blogs para a mudança desse quadro?
CG: A internet é um espaço importante que deve ser ocupado pela população e pelos movimentos sociais. É o único espaço de mídia que nós temos que não foi ainda totalmente cooptado e apoderado pelos grandes meios de comunicação e pelo poder econômico. Então ela é um espaço que nós possamos fazer uma grande mudança no Brasil e no mundo.

AS: Você é pré-candidato à prefeitura de São Paulo. Como você analisaria o atual quadro político para as eleições de outubro?
CG: Nós temos em São Paulo a falsa polarização entre o PSDB e o PT, que são partidos da ordem, são as duas faces da mesma moeda. E ao mesmo tempo nós temos os partidos que são aliados e satélites dessas duas legendas. Nós vamos romper a polarização. Nós vamos colocar o dedo na ferida, dizer verdades, vamos tocar em pontos centrais da crise da cidade de São Paulo, que tem a ver com a especulação imobiliária, ainda que representa os interesses das empreiteiras. Todos os partidos estão comprometidos com a especulação, com as grandes construtoras/empreiteiras. Nós do Psol vamos fazer uma campanha polêmica, vamos fazer sangrar nessa campanha, porque vai ser o único partido que vai tocar nos pontos centrais da crise de São Paulo.

AS: Como você classificaria as prévias para a escolha do candidato José Serra pelo PSDB?
CG: Foi uma farsa. Uma previa para inglês ver.  Porque todos nós sabíamos que o Serra ia ganhar, que ele domina a maquina partidária. Já havia um pré-acordo para que isso acontecesse. Então foi uma previa para dizer que o PSDB é democrático, faz prévias, mas foi uma previa para a televisão apenas.

AS: O apoio de Lula à Haddad dá força ao candidato ou foi uma escolha errada do PT?
CG: Sem o Lula o Haddad não existe. O Haddad é uma criação do Lula, vontade dele, um capricho do Lula. Então se o Lula não bancar a campanha dele, politicamente falando, ele (Haddad) não tem a mínima condição. Eu acho que ele foi imposto de cima para baixo. Isso também rompe o discurso de que o PT é um partido democrático. E isso é ruim para o PT... É péssimo.

Ouça a entrevista com o deputado Giannazi:
Entrevista Deputado Carlos Giannazi by ArthurStabile

Neymar garante Peixe na final do paulista

A primeira semifinal do campeonato paulista definiu o Santos como o primeiro time na disputa pelo título. A vitória por 3x1 teve como protagonista o atacante Neymar, que marcou os três gols do time alvinegro, que jogou de azul, contra o São Paulo fora de casa.

O time praiano enfrentará Guarani ou Ponte Preta na final do estadual, em partidas de ida e volta que serão disputadas nos próximos domingos, 6 de maio e 13 de maio, às 16 horas. Entre as partidas da final, no dia 10 o Santos tem duelo decisivo contra o Bolívar na Vila Belmiro, precisando vencer por 1x0 ou dois gols de diferença para seguir na competição.

Foto: Terra

O jogo

A maior parte dos 47 mil torcedores que foram ao Morumbi esperavam e torciam pela vitória do time da casa. Nas quartas de final o tricolor havia goleado o Bragantino e estava confiante. O Santos, dividido entre o paulista e a Libertadores, preferiu colocar a maior parte de titulares no gramado buscando a final.

Sem Luís Fabiano, o técnico Emerson Leão promoveu a entrada de William José, mantendo o esquema tático da equipe, que contava com Piris para marcar a joia santista. Porém o camisa 11 não se intimidou com a forte marcação e logo abriu o placar.

A jogada teve início nos seus pés e terminou em seu gol antes dos cinco minutos de jogo. Alan Kardec invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro Paulo Miranda, sendo marcada a penalidade. Na cobrança Neymar mandou forte no canto superior esquerdo e anotou seu 100° gol com a camisa do Santos.

Mesmo à frente do placar, o jogo não estava no comando do Santos. Os donos da casa possuíam maior posse de bola e avançavam ao gol defendido por Rafael, que não teve dificuldades no primeiro tempo. Os visitantes contavam com a velocidade na roubada de bola para contra atacar.

Comemoração do terceiro gol santista, que
contou com falha do goleiro Denis.
Foto: Terra

Foi em uma jogada deste tipo que Neymar marcou seu segundo e o segundo do Santos. Rhodolfo afastou mal a bola, que ficou com o atacante do alvinegro, que avançou com ela dominada da intermediária até invadir a área e tocar no canto esquerdo de Denis.

Já no segundo tempo, aos 18 minutos William José recebeu impedido na grande área, dominou, limpou do zagueiro e mandou para as redes, reascendendo a partida e a torcida no Morumbi.

Mas o dia era mesmo de Neymar. A partida estava em aberto quando Léo tocou para ele na entrada da área. O atacante deixou a gorduchinha correr, se aprontou e disparou o chute, contando com a falha de Denis para definir o jogo. Com este, Neymar alcançou 102 gols pelo Santos, sendo o terceiro maior artilheiro do Santos pós-Pelé.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guardiola anuncia despedida do Barça após quatro anos

O técnico Pep Guardiola anunciou nesta sexta-feira que não renovará seu contrato e irá deixar o Barcelona no final da temporada. Em entrevista coletiva o treinador confirmou sua saída após 13 títulos com a equipe azul-grená, que será comandada pelo antigo assistente de Pep, Tito Vilanova.

Ao lado do presidente Sandro Rosell e do diretor esportivo Zubizarreta, Guardiola explicou os motivos de sua escolha. “Quatro anos no banco do Barcelona é uma eternidade. Eu preciso descansar. A exigência foi muito alta e o treinador tem que ser muito forte. Tenho que recuperar a paixão no primeiro ano. O culpado? O tempo”, disse.

Foto: AFP

Durante toda a semana a imprensa espanhola especulava sua despedida, principalmente após a sequência de derrotas e a eliminação para o Chelsea na Liga dos Campeões. Porém, a decisão havia sido tomada e informada à diretoria do Barça no final de dezembro, sendo que os dirigentes catalães tentaram fazer o treinador mudar de ideia, mas sem sucesso. “A esperança é a última coisa que perdemos nessa vida”, declarou o presidente Sandro Roselle, que o agradeceu por ter sido o “melhor treinador da história do clube”.

Guardiola assumiu o cargo em 2008, alcançando a marca de 13 títulos conquistados em 19 possíveis, sendo que dois deles ainda estão acontecendo. “Sei que o Barça é um lugar privilegiado, mas acho que consegui cumprir meu papel. Quero agradecer aos jogadores que tornaram realidade aquilo que havíamos imaginado”, afirmou na coletiva, que contou com a presença de Puyol, Xavi, Iniesta, Valdés, Piqué e Fàbregas.

Para a próxima temporada o auxiliar Tito Vilanova assumirá o cargo deixado por Pep, sendo sua primeira experiência como treinador de um time principal. Tito já virou alvo da rivalidade entre Barcelona e Real Madrid, pois em agosto do ano passado foi vítima de uma dedada no olho do técnico merengue José Mourinho.

Confira as conquistas de Guardiola no comando do Barcelona:
2 Ligas dos Campeões (2009 e 2011)
2 Mundiais Interclubes (2009 e 2011)
2 Supercopas da Europa (2009 e 2011)
3 campeonatos espanhóis (2009, 2010 e 2011)
3 Supercopas da Espanha (2009, 2012 e 2011)
1 Copa do Rei (2009)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bayern está na final com vitória nos pênaltis

Bayern de Munique é o segundo finalista da Liga dos Campeões! Vencendo por 3x1 nas penalidades, a equipe alemã levou a melhor sobre o Real Madrid e se classificou para a grande final, que será disputada na Allianz Arena, sua casa, no próximo dia 19 de Maio em jogo único contra o desfalcado Chelsea.


O jogo começou com grande domínio do Real, que abriu 2x0 com dois de Cristiano Ronaldo em menos de 15 minutos. O Bayern estava tímido, mas o gol de Robben ascendeu o time e acordou o time alemão para a partida.

Tudo seguiu igual até as penalidades, onde os craques Cristiano Ronaldo, Kaká e Sérgio Ramos erraram para o Real, enquanto Kross e Lahm desperdiçaram para o visitante. O Bayern aproveitou melhor as oportunidades que teve para vencer  por 3x1 e se garantiu na final da Liga dos Campeões com gol de Schweinsteiger.

O jogo

Com cinco minutos de jogo, Di Maria tentou finalizar e Alaba meteu a mão na bola. Pênalti! Cristiano Ronaldo foi pra batida e a bola parou no canto direito do gol. Um a zero e a classificação era do Real pelo gol marcado na Alemanha.

Mesmo com o gol, o Real seguia comandando a partida e indo para o ataque.  Robben havia perdido uma chance na cara do gol, mandando por cima, quando Cristiano Ronaldo recebeu na entrada da área, invadiu e empurrou a pelota no canto esquerdo de Neuer.

O jogo já estava 2x0 e o Bayern seguia perdido em campo. Porém, aos 26 minutos Pepe reascendeu o duelo. Em lance duvidoso na grande área, o zagueiro se enroscou com Mario Gomez e o árbitro marcou o segundo penal da partida. Robben cobrou no canto esquerdo, Casillas resvalou, mas ela entrou. 2x1 e a partida ia pra prorrogação.


Por sinal, Casillas teve trabalho nos minutos finais do primeiro tempo. O Bayern já tinha estabelecido à igualdade e começou a criar perigo. Primeiro defendeu chute rasteiro de “Super” Mário Gomez, em seguida Robben bateu falta na meia lua em cima do goleiro merengue, que conseguiu afastar o perigo.

No segundo tempo a partida ficou mais truncada em comparação com seu início. Tanto Real quanto Bayern tentavam as jogadas, só que não conseguiam criar perigo aos goleiros. As equipes avançavam com timidez, temendo por levar outro gol, com o Real mais à frente e o Bayern se aproveitando dos erros do Madrid para atacar.

Na jogada de gol mais clara, Robben chegou pela esquerda e cruzou para Mario Gomez, que dominou na área e chutou travado por dois defensores madridistas. Nessa hora, Kaká já havia entrado no gramado no lugar de Di Maria, mas não rendeu bem, assim como Müller pelo lado do Bayern.

Com o empate, a prorrogação foi necessária. Se durante a segunda do tempo inicial os times estavam se resguardando, preocupados em levar algum gol, na prorrogação isso não mudou e ficou ainda mais acentuado. Nos dois tempos, os times atacavam com um pé atrás, consciente que qualquer erro era fatal. Sendo assim, os penais foram inevitáveis.


Nas penalidades, Alaba converteu para o Bayern e Cristiano Ronaldo parou nas mãos de Neuer. A segunda rodada começou com Mario Gomez, que ampliou a vantagem, e outro erro do Real, desta vez de Kaká. Kross perdeu o primeiro do Bayern, enquanto Xabi Alonso marcou o primeiro dos donos da casa. Lahm foi o quarto do Bayern e acertou a trave. Mas não superou o erro de Sergio Ramos, que isolou a bola na arquibancada. Na decisão, Schweinsteiger tinha a classificação nos pés e não desperdiçou, confirmando a presença do Bayern na final, onde jogará em casa.

Foto: Reuters/ AFP

terça-feira, 24 de abril de 2012

Bunker inglês empata com o Barcelona e vai à final

O Chelsea está classificado para a final da Liga dos Campeões. Após vencer o Barcelona em casa, a equipe de Londres arrancou o empate por 2x2 na partida no Camp Nou e avançou graças a gols de Ramires e Torres. Os Blues aguardam a partida entre Real Madrid e Bayern de Munique nesta quarta-feira para conhecer seu adversário na grande decisão no próximo dia 19 de maio.

No Camp Nou, o Barça teve o domínio de todo o jogo, assim como na Inglaterra, com a diferença de ter feito gols em casa. Mas, da mesma maneira, deixou espaço duas vezes para os centroavantes do Chelsea, que não erraram e garantiram a classificação. Messi ainda desperdiçou um pênalti quando o time azul-grená vencia por 2x1, não conseguindo reverter o placar e a equipe ainda sofreu mais um gol, marcado por Fernando Torres no minuto final.


O jogo

Assim que a partida estava valendo parecia uma continuação do jogo de quarta passada, o Barcelona com a bola e encarando um “bunker” armado pela defesa do Chelsea. Os jogadores do time inglês ficavam todos atrás da linha da bola, e muitas vezes apenas Drogba estava fora da área.

O esquema do visitante estava funcionando, mas a lesão de Cahill desfez a muralha. Bosingwa entrou em seu lugar e o Barça começou a criar as jogadas. Apenas com Terry como zagueiro de ofício, não deu para segurar o time da casa, que aproveitou rebote de escanteio para cruzar bola na área e abrir o placar com o volante Busquets.

Mas Terry não foi o único zagueiro do Chelsea por muito tempo, isso porque o capitão dos Blues foi expulso após dar uma joelhada sem bola em Sánchez, levando o vermelho direto. Pouco depois, Messi surgiu na meia lua puxando a zaga e tocou para Iniesta finalizar no canto esquerdo de Peter Cech, anotando o segundo.

Faltava pouco para o primeiro tempo se encerrar e o Barcelona pressionava no momento que o visitante sentia os golpes. Só que em uma bobeira, assim como na partida de ida, o Barça sofreu o primeiro gol. No contra-ataque, Ramires foi lançado e à la Messi esperou a saída de Valdés para mandar por cobertura.


Já na etapa final Messi teve a chance de marcar o terceiro em cobrança de pênalti, mas o argentino cobrou forte no travessão. A partida ia se encaminhando para a classificação do Chelsea, enquanto o dono da casa se enfiava todo no campo de ataque buscando o gol salvador.

Ele veio com Sanchez, só que Daniel Alves estava impedido na hora que recebeu para fazer o cruzamento. No lance seguinte, Messi chutou, Cech resvalou e ela carimbou a trave. A pressão era do Barça, só que uma roubada de bola fez El Niño Torres aparecer sozinho contra Valdés. O atacante espanhol driblou o goleiro, empurrou para o gol e saiu comemorando o gol da classificação.

Fotos: AP

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Derby de Campinas definirá finalista no Paulistão


Dois times do interior surpreenderam nas quartas de final do estadual de São Paulo e eliminaram equipes tradicionais. Ponte Preta e Guarani conseguiram vitórias pelo mesmo placar de 3x2 contra Corinthians e Palmeiras, garantindo vaga na semifinal. O clássico do interior definirá qual time representará a cidade de Campinas na decisão do campeonato.

Os rivais irão se enfrentar domingo no estádio Brinco de Outro, casa do time alviverde, ao mesmo tempo da outra semifinal entre São Paulo e Santos.

Corinthians 2x3 Ponte Preta

Como já mostrado no blog, o alvinegro do interior veio à capital do estado para enfrentar o Corinthians, time com a melhor campanha na fase classificatória.


A estratégia da Ponte Preta foi atacar pelos espaços que os jogadores corintianos deixavam ao partir para o ataque. O time da casa tinha a pose de bola a seu favor, só que não conseguia reverter a vantagem em gols.

Além dos espaços, a Ponte contou com erros da defesa do Corinthians para se classificar. Primeiro Julio Cesar falhou no gol que abriu o placar. Depois, o atacante Roger se antecipou ao zagueiro para ampliar o placar.

William e Alex tentaram mudar a realidade do jogo, anotando dois gols, mas outra falha do goleiro alvinegro definiu a partida. Julio Cesar errou tiro de meta e o pontepretano Pimpão marcou o terceiro do time de Campinas, confirmando a vitória.

Guarani 3x2 Palmeiras

Jogando em Campinas, o vilão da vez foi o alviverde local.  O Guarani já havia vencido o Palmeiras na fase de grupos e agora encarava o rival da capital para ir à semifinal.

A partida foi da mesma forma da vitória por 3x1 no último dia 8, e teve roteiro quase idêntico da partida entre os alvinegros no Pacaembu. Com falhas de Deola, o Palmeiras foi eliminado do Paulistão.


Os gols saíram somente no segundo tempo, com o primeiro sendo uma pintura de Fumagalli, que marcou gol olímpico ajudado por falha do goleiro. O segundo saiu logo em seguida, quando Deola saiu mal para cortar cruzamento e a bola sobrou para Fabinho marcar.

Em seguida, Marcos Assunção aproveitou rebote do goleiro Emerson e diminuiu a desvantagem. Mas a jogada do segundo gol se repetiu. Deola falhou novamente e Fabinho marcou o terceiro.

O zagueiro Henrique ainda tentou recolocar o alviverde da capital na partida, só que já era tarde e o Guarani se garantiu na semifinal, onde vai encarar seu maior rival, a Ponte Preta, por uma vaga na grande decisão.

Foto: Ale Cabral / Ari Ferreira

domingo, 22 de abril de 2012

Paulistão terá clássico Sansão nas semifinais

Ao menos um clássico entre os grandes foi confirmando no Paulistão, o Sansão. São Paulo e Santos passaram sem dificuldades pelas quartas de final e avançaram para duelar na próxima fase. O tricolor foi o primeiro a se garantir, após superar vitória no sábado contra o Bragantino, enquanto o Peixe venceu nesta tarde o Mogi Mirim e avançou.

A disputa para definir um dos finalistas será em jogo, que acontecerá no próximo domingo 29, às 16 horas no Morumbi.

São Paulo 4x1 Bragantino

O jogo entre o vice-líder e o sétimo colocado terminou com o resultado final mostrando fielmente o que foi a disputa. A vitória por 4x1 do São Paulo foi merecida, pois o Bragantino não mostrou em momento trazer perigo à classificação são paulina.


O primeiro gol veio já no início, quando Jadson encontrou Fernandinho livre em posição legal. O atacante invadiu a área e chutou debaixo do goleiro, abrindo a goleada tricolor.

Já no segundo tempo, Luís Fabiano entrou no jogo. Aos sete, o camisa nove marcou o seu primeiro em cobrança perfeita de falta. Depois, Fabiano bateu para fora uma penalidade e mais tarde levou o terceiro cartão e não joga as semifinais. Mas não desanimou, conseguindo compensar a falha aos 23 minutos, invadindo a área e mandou para as redes.

Ainda deu tempo para Oswaldo marcar mais um. O atacante ex-Ceará partiu pela esquerda e chegou ao gol, finalizando por cima do goleiro e fechou a goleada do São Paulo.

Santos 2x0 Mogi Mirim

Pensando na partida contra o Bolívar na altitude do estádio Hernando Siles na próxima quarta-feira, o Santos ainda tinha pela frente a disputa por uma vaga na semifinal do estadual. Em partida de apresentação abaixo do esperado, o alvinegro superou o Mogi Mirim por 2x0 na Vila Belmiro.


Alguns jogadores foram poupados, mas Neymar não era um deles. O jovem jogador comandou a vitória da equipe, tendo papel fundamental nos dois gols. No primeiro, Neymar inverteu bola para o lateral Maranhão, que tentou ajeitar de cabeça para o meio da área, mas acertou o gol.

A vantagem estava sendo bem administrada quando o camisa onze agiu. Neymar estava com a bola dominada na intermediária e começou a fazer fila. Ele foi seguindo, deixando três defensores para trás, invadiu a área e chutou de perna esquerda, confirmando a vitória.

Fotos: Ari Ferreira / Ivan Storti

Ponte Preta surpreende e elimina o Corinthians

Um time alvinegro segue para as semifinais do Paulistão após vitória no Pacaembu. Mas se engana quem pensou no Corinthians. Após se classificar na última vaga, a Ponte Preta colocou em prática sua tática de fechar a defesa e aproveitar do contra-ataque, superando o alvinegro da capital por 3x2. Nas semifinais, a Macaca espera o classificado da partida entre Guarani e Palmeiras, que jogam na noite deste domingo.

Derrotado após série de oito vitórias e eliminado do estadual, resta ao Corinthians focar na disputa da Libertadores da América. A equipe paulista foi a segundo melhor na fase de grupos, se garantindo nas oitavas de final da competição internacional e vai encara o Emelec, com o primeiro jogo no Equador definido para o dia 2 de maio.


O jogo

O Corinthians terminou a fase de grupos como líder, o que dava ao alvinegro da capital a vantagem do jogo em casa, sendo o seu adversário o oitavo e último classificado, a Ponte Preta. Mesmo conseguindo dominar o jogo o Corinthians não soube barrar os contra-ataques do visitante e foi eliminado do campeonato paulista.

Como esperado, o time anfitrião assumiu o comando do jogo assim que a redonda rolou, seguindo com a maior posse da bola durante todo o jogo e indo para o ataque. A estratégia definida pela Ponte Preta foi tentar chegar ao gol nos contra golpes, no erro do adversário.

O Corinthians guiava a partida, mas foi a Ponte que abriu o placar. Em cobrança de falta, William Magrão chutou rasteiro de longe e viu o goleiro Júlio Cesar falhar, aceitando o primeiro gol da partida.

A tática da Macaca foi bem sucedida, criando oportunidades e assustando nos buracos deixados pela zaga corintiana. Justo numa jogada deste tipo, Roger marcou o segundo. O lateral Uendel cruzou da esquerda e o centroavante foi mais rápido que a defesa para ampliar o marcador.


No segundo tempo o time da casa se arriscou mais procurando diminuir a desvantagem, dando ainda mais espaço para a Ponte. As jogadas começaram a sair, só que faltava capricho na definição. Quando teve, o primeiro gol veio com Willian em chute cruzado, marcando o primeiro do Corinthians.

Após outra falha de Júlio Cesar, desta vem em cobrança mal feita de tiro de meta, o atacante Bruno Pimpão saiu livre na frente do gol e marcou o gol da classificação da equipe campineira. No lance seguinte Alex contou com o desvio na defesa para recolocar o Corinthians no jogo, mas já era tarde.

Foto: Gazeta Press

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Corinthians goleia em casa e termina líder; Cruz Azul vence e é segundo

A última rodada da fase de grupos da Libertadores serviu apenas para confirmar o Corinthians como primeiro colocado do Grupo 6, seguido pelo mexicano Cruz Azul, que também já estava classificado. As duas equipes jogaram as partidas finais em casa e golearam os visitantes, confirmando superioridade de ambos no grupo.

Timão confirma liderança

No Pacaembu, a partida foi dominada pelo Corinthians de ponta a ponta, aproveitando a péssima noite do adversário para impor seu modo de jogo. Se os torcedores reclamaram pelos poucos gols marcados, o time alvinegro compensou tudo que deixou de marcar no ano nesta partida.

O placar final apontou seis gols corintianos contra nenhum do lanterna Deportivo Táchira, já eliminado. Danilo, Paulinho, Jorge Henrique, Emerson Sheik, Liédson e Douglas foram os autores dos gols, deixando claro o esquema de jogo coletivo da equipe paulista.

Danilo fez o gol que abriu a goleada
corintiana no Pacaembu

O segundo gol da partida mostra melhor isso. A bola estava em domínio do Táchira, quando Liédson voltou até o meio de campo para roubar a bola. Depois o atacante tocou para Paulinho e os dois tabelaram avançando até a área, onde o centroavante cruzou e o camisa oito empurrou para as redes.

A vitória colocou o Corinthians como o segundo melhor time da fase de grupos no geral, isso significa que os paulistas irão enfrentar a segunda pior equipe nas oitavas de final, que seria hoje o Emelec, mas alguns times ainda jogam hoje e isso pode mudar.

Cruz Azul goleia e avança

No México, o Cruz Azul fez igual o Corinthians, usou a torcida como combustível e não deu chances para o Nacional do Paraguai e venceu por 4x1. Os autores dos gols foram Orozco, Maranhão, Omar Bravo e Perea para os mexicanos e Cristaldo para o Nacional.

Com a goleada, o Cruz Azul terminou a fase de grupos três pontos atrás do Corinthians, sendo o 11º melhor time e a terceira melhor campanha entre os segundos colocados. Mas a equipe ainda pode ser outros três times que jogam na noite desta quinta-feira, entre elas o Internacional, que enfrenta o Juan Aurich fora de casa.

Confira a Classificação final do Grupo 6:

Pontos Vitórias Empates Derrotas Aproveitamento
Corinthians 14 4 2 0 77,80%
Cruz Azul 11 3 2 1 61,10%
Nacional-Par 4 1 1 4 22,20%
Dep. Táchira 3 0 3 3 16,70%











Foto: Folhapress

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Chelsea supera o Barça com gol de Drogba

O segundo jogo das semifinais da Liga dos Campeões colocou em campo Chelsea e Barcelona. Jogando em casa na partida de ida, os “Blues” apostaram em um bloqueio defensivo para barrar o melhor time do mundo. Com o clube catalão pouco inspirado e errando nas conclusões, o Chelsea contou com um contra ataque para conseguir a vitória e a vantagem para o jogo de volta na Espanha.


O começo estava desanimado, mas um ataque mudou tudo. Alexis Sánchez recebeu passe de Xavi, aparecendo sozinho na frente de Peter Cech e jogou por cobertura, acertando o travessão e colocou fogo no jogo. Em resposta, o Chelsea chegou perto do gol após cobrança de lateral e a bola ficou viva na área. O zagueiro Cahill tentou de carrinho, mas errou o alvo.

Até os 20 minutos o Chelsea avançava apenas com chutões para frente, enquanto o Barça tocava bola. Depois dessa marca, o time da casa começou a acertar os passes, mas ainda faltava criar. No meio campo dos azuis, Lampard e Raul Meireles tiveram problemas, enquanto Drogba sofria com as entradas dos zagueiros no ataque, além dos impedimentos.

A marcação era forte, só que Messi conseguia jogar nas costas dos volantes e conseguia deixar os companheiros perto de Cech. E o argentino quase abriu o placar, mas Cole estava esperto e tirou a bola da boca do gol.

Um erro no meio campo no minuto final deixou o Chelsea na frente do placar. Ramires recebeu e avançou por todo o campo de ataque, ficando na cara do gol. Ao invés de finalizar, o brasileiro cruzou para a ponta direita, onde Drogba mandou de primeira no canto direito e abriu o placar do jogo.


No segundo tempo, o Barça pecava na conclusão das jogadas. Os espanhóis erravam a finalização ou tinha pela frente zagueiros protegendo o gol de Cech. A prova foi quando Sanchez chegou bem na pequena área e jogou perto da trave direita, ainda tendo a marcação de dois defensores.

A posse de bola seguia a favor do time visitante, como esperado. O Chelsea sabia dessa característica e formou uma blindagem à frente da grande área e aproveitava os espaços na defesa adversária para partir nos contra-ataques. Quase no fim, Pedro levou a melhor sobre a defesa e finalizou, carimbando a bola na trave. Na volta, a bola foi isolada na arquibancada. Realmente não era o dia do Barcelona.

O Chelsea conseguiu impor o esquema tático pensado por Di Matteo, fazendo o bloqueio defensivo à frente da grande área e contando com as intervenções Cech para manter o Barça zerado, aproveitando o contragolpe para matar a partida. Os espanhóis dominaram o jogo, com 72% de posse de bola, mas pecaram na conclusão. Agora, o melhor time do mundo terá que reverter à adversidade no jogo no Camp Nou.

Foto: Getty Images / AFP

domingo, 15 de abril de 2012

Nico Rosberg domina corrida e vence GP da China

Após comandar os treinos livres e a classificação, a Mercedes confirmou o favoritismo e venceu a terceira corrida da temporada da F1. O GP da China teve como vencedor Nico Rosberg, piloto alemão que conquistou sua primeira vitória na escuderia. Completando o pódio os dois pilotos da McLaren mantiveram as boas posições nesta temporada.



Na largada Rosberg saiu muito bem, se distanciando do bolo. Outro piloto que largou bem foi Jenson Button, que saiu de quinto e virou terceiro, roubando a posição de Kobayashi, que caiu para a sexta colocação. Webber perdeu duas posições, enquanto Massa subiu para décimo, mesmo recebendo toque de Bruno Senna, que teve seu melhor desempenho na F1.

A 11ª volta marcou a entrada dos pilotos para o primeiro pitstop. Raikkonen e Hamilton entraram juntos, com o finlandês na frente. Nas trocas, ambos mantiveram pneu macio, mas o inglês foi mais rápido e, depois de emparelharem os carros, conseguiu passar a Lotus do “Homem de Gelo”. Alonso e Schumacher entraram duas voltas depois, junto com Bruno Senna. Nessa hora, o atual campeão Sebastian Vettel estava em 17º.

Pouco depois de sair dos boxes, o alemão heptacampeão abandonou a prova por causa de uma porca solta. Enquanto aconteciam as trocas, Massa chegou a ocupar a liderança, mas precisou realizar a sua troca de pneus. O piloto brasileiro segue em mau momento, terminando a corrida em 13º logo a frente de Kimi Raikkonen.

Felipe Massa e Lewis Hamilton voltaram a se encontrar nas pistas, dessa vez de forma limpa. Os pilotos brigaram pela 11ª posição, sendo que Hamilton levou a melhor. Webber estava atrás e também passou Felipe. Nesse instante, Button fazia as ultrapassagens rumo à terceira posição, deixando para trás Kobayashi, Senna e Vettel.

Na segunda troca de pneus, na volta 35, Rosberg parou e deixou a liderança para Button, voltando à primeira colocação quando a Mercedes do inglês entrou para os boxes, ficando nove segundos parado com problemas em uma das rodas traseiras. Alonso começou a apertar os rivais depois do pit, mas passou a linha de chegada somente em nono. Vettel estava em 3º até a penúltima volta, quando foi ultrapassado por Hamilton e Webber.


Rosberg, sem grandes problemas em toda a corrida, passou na frente de todos e venceu pela primeira vez na competição. Logo atrás, Button foi segundo, seguido do companheiro Hamilton. Senna aproveitou o carro e passou em sétimo e em compensação, Felipe Massa foi apenas o 13º.

Confira e classificação do GP da China:
 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 
– Jenson Button (ING/McLaren) 
 Lewis Hamilton (ING/McLaren) 
 Mark Webber (AUS/Red Bull) 
 Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 
 Romain Grosjean (FRA/Lotus) 
 Bruno Senna (BRA/Williams) 
 Pastor Maldonado (VEN/Williams) 
 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 
10  Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) 
11  Sergio Pérez (MEX/Sauber) 
12  Paul Di Resta (ESC/Force India) 
13  Felipe Massa (BRA/Ferrari) 
14  Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) 
15  Nico Hulkenberg (ALE/Force India) 
16  Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) 
17  Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) 
18  Vitaly Petrov (RUS/Caterham) 
19  Timo Glock (ALE/Marussia) 
20  Charles Pic (FRA/Marussia) 
21  Pedro de la Rosa (ESP/Hispania) 
22  Narain Karthikeyan (IND/Hispania) 
23  Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) 

Não completou
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)

Tabela: GazetaEsportiva.net

Fotos: Reuters