Próximo do final dos campeonatos sempre há discussões sobre mala preta ou mala branca entre os clubes e se são éticas ou dentro da lei.
A única opinião comum é que a mala preta é ilegal, pois o time joga sem vontade, facilitando a vida de seu adversário apenas pelo lado financeiro, chegando a ser um suborno, o que é ilegal e possível de punições duras para o clube que o fizer.
Já a mala branca gera a maioria das discussões por conta de opiniões divergentes sobre o assunto. Penso que ela é cabível porque um time precisa de um incentivo para buscar as vitórias, seja o título, classificação para algum campeonato ou neste caso o dinheiro. Na atual situação dos clubes qualquer quantia extra é bem vinda e faz grande diferença para saldar suas dívidas.
A existência delas é questionável, mas muito provavelmente apenas a mala branca, o incentivo para a vitória ocorra, pois os clubes não querem arriscar sujar o seu nome nem parecer antiéticos ao ponto de pagar alguém pela derrota. Até mesmo pagar pela vitória alheia cria uma má visão do time que o faz, mesmo se quem bancou isto não estiver ligado à diretoria do clube envolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário