terça-feira, 6 de março de 2012

12ª rodada do Paulistão

O campeonato paulista começa a se definir. Os grandes, como de costume, estão no topo, enquanto os times menores se vêm na luta pela permanência na 1ª divisão. Nesta rodada, o clássico alvinegro, a bobeira alviverde e a sorte tricolor foram os destaques.

Nosso primeiro destino é a baixada santista, para o clássico entre santos e Corinthians. O melhor ataque, do santos com 28 gols, versus a melhor defesa, com apenas cinco sofridos. Em dia fraco de Neymar, a partida foi definida em um passe de Ganso para Ibson, que fez o único gol do jogo. Fora isso, poucos lances importantes e de destaque ocorreram. Os reservas do Timão não renderam, assim como os titulares do peixe, que venceram graças a lance brilhante do seu camisa 10.


Ao mesmo tempo do clássico, o vice-líder Palmeiras recebeu o São Caetano em casa, quer dizer, no Pacaembu. Contando com os gols do artilheiro Barcos, a equipe de Felipão queria a liderança da competição com a vitória e torcendo pelo tropeço do Corinthians frente o Santos. Isso aconteceu, entretanto, o Palmeiras não venceu a defesa do goleiro Luiz, apenas empatando com o Azulão e caindo para 3° colocado na tabela. Porém, o time é o único invicto neste Paulistão.

No final da tarde foi a vez do São Paulo entrar em campo, contra o XV de Piracicaba, fora de casa. O jogo foi feio, pouco proveitoso para o espectador, mas rendeu três pontos ao tricolor por causa de Cícero. O meia teve sorte e sem querer desviou o cruzamento de Jadson para as redes, fazendo o gol da vitória da equipe.

O ponto fraco dos grandes é a Lusa, que ainda não figura entre os oito primeiros, times que avançam ás quartas-de-final. Nesta rodada o resultado negativo foi contra o Catanduvense, em pleno Canindé. O resultado foi 0x0, com a equipe adversária em pior momentos, assim como a Portuguesa, que não consegue fazer seus jogadores renderem o mesmo que na Série B do ano passado.


Mogi Mirim e Guarani seguem surpreendentes e bem na tabela, apesar dos tropeços nesta rodada. O Bugre visitou o Bragantino e foi derrotado, por 1x0 e caiu para a 6ª colocação. O Mogi também entrou em campo fora de casa e arrancou um empate do Mirassol, 2x2. A Ponte conquistou outra vitória e é a oitava colocada. O Botafogo de Ribeirão Preto obteve a terceira vitória, sobre o Oeste em Itápolis, e é o primeiro time depois da zona de degola, sendo a equipe rubro-negra a primeiro a cair.

Sem surpresas. É sempre assim o estadual em São Paulo. Os grandes dificilmente deixam de avançar às quartas, enquanto algumas equipes do interior surgem como possíveis azarões, as vezes (muito raro) confirmando esta aposta, como em 2008, quando o Santos foi campeão sobre o Santo André. Neste ano, o título tem boas chances de permanecer no ‘quarteto fantástico’ do estado, sendo Palmeiras e São Paulo os maiores candidatos á taça, pois não disputam a Libertadores, como Corinthians e Santos.

Fotos: Marcos Ribolli / Mauro Horita

Nenhum comentário:

Postar um comentário