quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Convocação da Seleção

Em mais uma convocação da seleção brasileira, desta vez para o amistoso contra Gana, dia 5 do próximo mês, em Londres. Alguns nomes que eram incontestáveis pelo treinador ficaram de fora, como o Lateral André Santos e o goleiro Victor, enquanto que algumas novidades surgiram na lista, exemplo Ronaldinho Gaúcho e Hulk. Veja a lista dos 23 convocados:

Goleiros

Julio César (Inter de Milão) – Esse sim é um dos nomes chaves da equipe de Mano, apesar das falhas contra equador, o goleiro vem atuando bem nos amistosos. Porém, falta maior estabilidade do arqueiro em grandes jogos.

Fabio (Cruzeiro) – Há algum tempo eu pedi uma chance para o camisa um do time azul como titular deste time e espero que o treinador a dê agora, em um amistoso com grau de dificuldade não muito grande.

Jefferson (Botafogo) – Não vem atuando bem, mas já foi convocado outras vezes e por isso deve ter sido mantido na lista. Outros goleiros vêm melhor e mereciam chance, como Muriel (Inter) e Renan Rocha (Atlético-PR), afinal, seleção é momento aliado a testes.

Zagueiros

Thiago Silva (Milan) – Grande defensor e não sentiu vestir a camisa da seleção. Nome garantido em 2014 (caso não se lesione ou algo do tipo).

Lúcio (Inter de Milão) – É a experiência nesta seleção que esta se renovando. Pode não estar na próxima copa, entretanto, ajudará a fortalecer a marcação os jovens defensores.

David Luiz (Chelsea) – Promissor, o zagueiro ainda precisa se fixar como titular e tem tudo pra isso, principalmente com a provável saída de Lúcio até o mundial.

Dedé (Vasco) – Esta é a segunda convocação do jogador vascaíno, e em sequencia. Não jogou, porém é habilidoso e já foi sondado por clubes europeus para deixar o país. Um bom nome para renovar a zaga.

Laterais

Daniel Alves (Barcelona) – Bom apoiador ofensivo e ainda contribui na marcação. Estas sãos as características para os laterais no esquema de Mano e Daniel se encaixa perfeitamente nele, porém, não vem aproveitando as chances como titular na equipe.

Marcelo (Real Madrid) – Até que enfim André Santos não foi lembrado, não? Se eu pedia Fabio há algum tempo nesta seleção, Marcelo havia sendo ordenado há anos, mas sem sucesso. Finalmente o lateral madrileno foi chamado e terá outra chance de assumir a titularidade da lateral esquerda.

Danilo (Santos) – Vem jogando bem pela sub-20, pode render no futuro pela equipe principal.

Adriano (Barcelona) – Para mim, uma incógnita, pois não acompanho seu futebol.



Volantes

Lucas Leiva (Liverpool) – Neste time renderia melhor como segundo volante, ajudando no ataque e também tendo a função de defender. Mas o treinador o coloca como marcador, algo que não é tanto a sua praia. Ou melhor, não tem todo seu potencial aproveitado.

Ralf (Corinthians) – Esse sim é o cão de briga do time. Apesar de ter jogado mal contra a Alemanha, tendo problemas em segurar os bons jogadores ofensivos da outra seleção, Ralf ainda deve ser testado, pois pode ser essencial na marcação.

Luiz Gustavo (Bayern de Munique) – Este jogador se encaixa na mesma afirmação de Lucas Leiva, atua bem como primeiro ou segundo volante, mas tem seu potencial melhor aproveitado quando não fica tão preso na defesa.

Elias (Atlético de Madrid) – Não venho acompanhando suas partidas pelo time espanhol, mas seu nome sempre está nas listas de Mano e o ex-corintiano quase nunca entra em campo. Qual o problema para Elias ser sempre lembrado e nunca atuar?


Meias

Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) – Indiscutivelmente o meia volta à seleção após nove meses. Sua atual fase no Rio é invejável, pois vem mandando e desmandando com a camisa rubro-negra, contribuindo muito para o Flamengo estar na luta pelo título.  Na seleção, o jogador ajudará tanto com experiência quanto com técnica e poder ofensivo.

Ganso (Santos) – Para mim, o meia deveria ter ficado fora desta convocação. Seu futebol é excepcional, isso eu não discuto. Entretanto, depois das lesões não vem conseguindo apresentar bom desempenho e talvez ficar fora de uma convocação poderia fazer bem ao jogador santista.

Lucas (São Paulo) – Entrou quase sempre no final dos jogos da seleção, sem ter como apresentar todo o seu rendimento no clube paulista, por exemplo. Tem um grande futuro na seleção, mas precisa de chances como titular, assim como foi dada ao próximo da lista.

Fernandinho (Shaktar Donetsk) – Em sua primeira convocação foi logo colocado como titular, proeza invejável por todo jogador brasileiro. Apesar disso, foi incumbido de marcar muito no primeiro tempo contra a Alemanha, tendo pouco o que mostrar para o torcedor. Outra chance não custa nada ao jogador que fez bem o que foi mandado.


Atacantes

Pato (Milan) – Talvez o centro avante da Copa no Brasil, mas não vem conseguido manter o desempenho que teve nas primeiras partidas com Mano no comando técnico. Tem pecado nas finalizações, mas é apenas um momento. Ser colocado como reserva pode incentivá-lo a melhorar e readquirir o seu posto.

Robinho (Milan) – Sua função na equipe pode ir de ponta a meia, dependendo da situação. Por conta disso o técnico deposita tanta confiança no jogador. Neste jogo, eu daria chance para a entrada do novo nome do ataque, que vem agora.

Hulk (Porto) – Em grande fase no time português, sendo campeão do campeonato nacional e da Liga Europa. Demorou a ser lembrado por Mano e agora pode se firmar nas convocações.

Leandro Damião (Internacional) – Esse é o maior adversário de Pato na vaga de referência do time. No Inter o atacante vem fazendo muitos gols e tendo recebido boas propostas para deixar o time brasileiro. É um dos nomes desta geração renovada e precisa ter chances, assim como alguns outros que, mais uma vez, não foram lembrados por Mano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário