sábado, 11 de dezembro de 2010

Estaduais – Mantê-los?

Há algumas semanas a CBF liberou o calendário dos campeonatos que serão disputados no Brasil em 2011 e os campeonatos estaduais terão 5 meses para ocorrerem da forma que cada federação estadual bem entender. Como são disputados há tanto tempo é complicado imaginar como seria sem eles.


Porém o seu valor para as torcidas já não é o mesmo quanto a 10 anos atrás, por exemplo. O problema em discussão é porque tanto tempo para um campeonato em decadência. Muitos times o utilizam somente para entrosar os novos jogadores com os que permaneceram, pensando em competições futuras que são o verdadeiro objetivo do ano. Nem mesmo o prêmio, financeiramente falando, consegue compensar o desinteresse das equipes. E em alguns estados não é necessário disputá-los para saber quem será campeão, no Máximo um sorteio, como na Bahia, que reveza entre o Bahia e o Vitória no topo do estado em cada ano. 

Será que vale a pena manter os estaduais no modelo que estão? Ou se algo for alterado, é melhor o seu fim ou um bom debate entre os clubes? Debate este que serviria para encontrar o melhor formato que não desgaste tanto os jogadores e mesmo assim desperte a vontade em todos os times de ganhá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário