terça-feira, 24 de julho de 2012

Rafael cortado, e agora?

Foto: Divulgação CBF

A CBF confirmou o corte de Rafael da disputa das Olimpíadas de Londres.

O arqueiro santista lesionou o cotovelo direito durante treino específico para goleiros na manhã de ontem e exames indicaram trauma no osso, e por este motivo foi cortado da competição.

Sendo assim, a titularidade na estreia recai então para o goleiro Neto, revelado em 2009 pelo Atlético-PR e logo vendido para a Fiorentina-ITA, por 3,5 mi de euros.

Na Olimpíada, cada seleção pode ter apenas dois goleiros, mas Mano Menezes havia levado junto com os dois convocados Gabriel, do Milan, por precaução.

A preocupação do treinador se tornou real e precisou inscrever o atleta titular na conquista do último Sul-Americano Sub-20 pela seleção.

Gabriel tem carreira parecida com a de Neto. Logo que se despontou foi vendido, mas a diferença é que o atual rossonero foi bem com a seleção e não atuando em clube.

Mano Menezes gosta de se prevenir e logo chamou outro atleta para ficar em stand-by, sendo ele o goleiro Renan Ribeiro, do líder Atlético-MG.

Mas, após ouvir tantos nomes de goleiros, a dúvida que fica é: eles serão capazes de substituir Rafael, campeão da Libertadores 2010 com o Santos e titular da seleção neste ano?

Se a resposta for pautada apenas na experiência de cada um em equipes profissionais, dificilmente a resposta será positiva.

Neto e Gabriel sequer estrearam por suas novas equipes do exterior, muito provavelmente estão sendo preparados para assumir a posição no futuro.

Se levarmos o currículo em consideração, Gabriel desponta como melhor substituto, exatamente por ter conquistado o título do Sub-20, tendo sido importante em momentos decisivos, assim como Neymar e Lucas.

Só que não podemos esquecer da coletividade do futebol e dos companheiros que Gabriel e Neto terão em campo.

Mesmo que ambos não tenham as mesmas características que Rafael, estarão protegidos por Thiago Silva, Marcelo e outros jogadores experientes.

O objetivo não é tirar a responsabilidade de ambos, mas ressaltar a qualidade do grupo formado para conquistar o ouro.

Vale lembrar que o Brasil é a única equipe que está praticamente com o time profissional nesta Olimpíada, o que passa confiança, favoritismo e muita responsabilidade aos atletas.

Afinal, estamos falando do único título que o futebol mais vencedor do mundo não tem, o que pode ser comparado à pressão de se vencer uma Copa do Mundo em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário