sábado, 10 de março de 2012

A imagem da semana - A cor da vergonha


Charge: Aparecido Campos

Leia também no jornal AT Notícias, na página 2.

No domingo passado Poá se tornou um dos temas do programa Fantástico, da Rede Globo. A reportagem tinha como objetivo denunciar o mau tratamento do dinheiro público por alguns Prefeitos. Os casos passavam desde a construção de uma pista de pouso para aviões até a cor da pintura do cemitério. É ai onde entra a Estância Hidromineral de Poá entra.

Todos sabemos que as cores tradicionais de nosso município são o azul e o branco, fazendo referência ao maior bem natural que temos, a água Poá, com enorme reconhecimento. Até onde conhecemos da história poaense, nunca fomos lembrados por nossas plantações de laranja. Mesmo assim, agora Poá virou motivo de chacota pela escolha de Testinha em aplicar a cor laranja em todos os lugares possíveis, cor de sua campanha, diga-se de passagem.

O quadro lembrou aos cidadãos do município e expôs ao Brasil todos os itens que tiveram a cor alternativa escolhida. Uniformes das escolas municipais, o viaduto, cemitério, a lista é grande e o gasto a mais também. Em nota à rede de televisão, a Prefeitura disse que Testinha ressarciu os custos adicionais com dinheiro próprio, acabando com qualquer polêmica. Mas que óbvio, evidentemente era só ele quitar a ‘dívida’ financeira que tudo fica certo, não?

Claro que não! Vincular a cidade a algo particular não se soluciona apenas no lado financeiro. A atitude foi no mínimo o mau uso do dinheiro público, mas vai além, chegando a ser improbidade administrativa, segundo o Juiz de Direito Alessander Marcondes França Ramos, que condenou o Prefeito poaense, ainda cabendo recurso.

Na sentença, o Art. 37 é citado, onde “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, o que não aconteceu em Poá. A mudança na cor deu tom de publicidade e quebrou a impessoalidade, ambas ditas no artigo.

Mas a mudança na cor já faz algum tempo, foi apenas relembrada agora pela matéria, e existem decisões polêmicas mais recentes de Testinha. No último dia 3, o jornal Diário de Suzano deu em primeira mão que o Prefeito assinou os projetos de lei que aumentam os salários dos políticos da cidade em ao menos 70%, passando, por exemplo, o vencimento de um vereador de R$5,9mil para R$11mil. As escolhas de Testinha se mostram cada vez menos pró-população da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário