quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

City confirma melhor ataque e passa fácil pelo Liverpool

O grande jogo desta terça-feira aconteceu pelo campeonato inglês. De um lado o melhor ataque da competição com 53 gols marcados, o líder Manchester City. Do outro, a defesa menos vazada, de apenas 15 gols sofridos, o Liverpool. Apesar do bom número defensivo a seu favor, os desfalques de Luís Soares e Lucas dificultaram a vida dos Reds, que viram o goleiro com menos gols sofridos no campeonato em dia ruim e o City vencer com tranquilidade.


Em casa, o Manchester precisava confirmar seu rendimento acima da média contra um rival de peso, mas não à altura. Mesmo completo o Liverpool deixa a desejar quando comparado com o rival desta tarde, imagine então sem poder contar com seu melhor atacante, o uruguaio Soares, o volante brasileiro Lucas e o eterno meio-campista Gerard, que começou no banco e ainda volta de lesão?  

Se a lógica pré-jogo fosse mantida era tarde de Agüero e David Silva terem atuações dignas dos melhores jogadores do campeonato, o que brigarão para ser até seu final. Antes dos 10 minutos quem teve a primeira chance real foi o visitante, quando Downing recebeu passe de Handerson e chegou cara a cara com Hart, mas o goleiro da seleção inglesa conseguiu barrar a ofensiva.

Pouco depois do goleiro inglês ser testado foi a vez de Pepe Reina, arqueiro espanhol do Liverpool, ter seu primeiro momento na partida. E mantendo a sua sina de frangueiro, no primeiro chute a gol a bola terminou nas redes. Em lance que Kuyt errou a saída na lateral, o City roubou a bola no ataque, fazendo ela chegar a Agüero que arriscou de fora da área. Quicando antes de Reina, a redonda enganou,  passou por baixo do camisa 25 e morreu no fundo do gol.

O Liverpool precisava então partir para cima e tentava criar apostando na velocidade. Porém, sem seu veloz artilheiro Suarez, que cumpre punição de oito jogos por atitude racista, a missão era complicada de ser cumprida apenas com Andy Carroll. As bolas paradas se tornaram então a principal fonte de perigo a seu favor. Mas, antes do fim do primeiro tempo, um escanteio terminou no segundo gol do City, contando com o cabeceio de Yaya Toure, sem chances para Reina.

Pouco depois do inicio da etapa complementar, Kenny Dalglish, treinador visitante, apostou na entrada de Gerard e Bellamy para melhorar a ofensiva vermelha, tirando Charlie Adam e Kuyt, respectivamente. O resultado esperado era o mesmo do último jogo, quando estes jogadores lideraram a virada de 3x1 sobre o Newcasttle. Entretanto, o City se segurou e manteve o placar.

Pela segunda vez, Adam foi substituído, mas a
mudança não surtiu o mesmo efeito de antes

Aos 27 da etapa final, Barry foi expulso ao receber o segundo amarelo e deixou o anfitrião com um jogador a menos. Se ainda restava chances e uma esperança ao Liverpool essa era a hora de aproveitar. Mas, melhor do que apenas segurar o jogo, o Manchester contou com a má cobrança de falta ensaiada do adversário e engrenou contra-ataque, que terminou na penalidade sofrida pelo autor do segundo gol, Toure. Na cobrança, Milner chutou alto no canto direito e Pepe Reina caiu do outro. 3x0 e liderança isolada por um dia para o City.

O resultado põe os Blues na primeira colocação e mostra estar com folga como time mais equilibrado na disputa pelo titulo inglês, com 48 pontos e 80% de aproveitamento. Logo atrás dele, o rival United joga amanhã contra o Newcasttle tentando se manter com os mesmos números de pontos que o atual líder. Já o Liverpool segue lutando pela vaga na Liga Europa, mas está uma posição atrás do objetivo e do Arsenal.


Fotos: AP / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário