quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Enfim o coro foi cantado: “É campeã!”

Só conquistar a vaga na elite do futebol nacional não era o bastante para a Portuguesa. Tendo um time que encantou torcedores e jornalistas durante o campeonato, a equipe precisava agora de apenas um empate para levantar a taça. Contra o Sport, em casa, o time revivia um duelo que trazia más lembranças. Porém, depois desta noite, o passado negativo foi mudado, graças ao empate em 2x2, que consagrou de vez a campanha do time.


Em 2008, ano em que o time lusitano caiu para a série B, enfrentou este mesmo Sport na 37ª rodada, também no Canindé. O placar final foi 2x2, afundando os paulistas para a segunda divisão. Em novo momento, era a hora de não deixar escapar outra chance de garantir a conquista e confirmar a superioridade do time, confirmada pela grande diferença de pontos sobre o segundo colocado e as demais equipes.

O começo foi melhor para o rubro-negro. Depois de cobrança de escanteio, aos 3 minutos de jogo, uma grande confusão na defesa da Portuguesa aconteceu, bate rebate, quando a bola sobrou para Montoya chutar no canto esquerdo do gol. Weverton não teve chances de defender e a Lusa precisava correr atrás para conquistar o campeonato.

A reação veio, mas demorou um pouco e chegou a torturar os torcedores. Apenas aos 14 da etapa complementar o empate foi alcançado. Marco Antônio recebeu na intermediária marcado. Dominou, adiantou a bola e arriscou de longe, encobrindo o goleiro e marcando um belo gol. Alívio para a galera da arquibancada.

Estava bom? Não para a campeã. Luís Ricardo fez boa jogada dentro da área, passou pela zaga e cruzou forte, praticamente um chute, que bateu no defensor do Sport e foi para as redes. Como se alguém se importasse com o gol contra. A festa foi ainda maior, pois deixava ainda mais perto o título.

Luís Ricardo fez o segundo gol e recebeu o
'carinho' do treinador Jorginho

A vitória, obviamente, garantia o objetivo da equipe, mas um empate já estava de bom tamanho e também confirmava o alvo final. Muito por conta disso, a equipe deu maiores brechas na zaga, que viu o Sport igualar novamente o marcador. No lance do empate, três atacantes do time pernambucano estavam na jogada dentro da área. Robston recebeu o passe e não jogou fora a chance, mandou para dentro das redes lusitanas.

Faltava apenas coroar o ano, e a Lusa fez isso nesta partida contra o Sport. O adversário trazia lembranças não muito boas, mas mesmo assim o empate em 2x2 deu o caneco ao time paulista, que está de volta à Série A após três anos, quando foi rebaixado com uma rodada de antecedência, justo em jogo contra o adversário de hoje. A taça ainda não foi levantada, pois não estava no Canindé (que falha da CBF!), mas a matemática já fez o papel de garantir a conquista.

Após a partida, o treinador Jorginho prometeu definir seu futuro e que tem 50% de chances de permanecer na equipe para a próxima temporada.


Fotos: Fernando Dantas / Ricardo Matsukawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário