quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Disputando gol a gol, Brasil perde no Handebol

Um grande jogo hoje no ginásio do Ibirapuera. Brasil e Espanha se enfrentavam pelas quartas-de-final do Mundial feminino de handebol. Com dois grandes times em quadra, cada gol era decisivo e valia muito. Porém o time brasileiro escorregou no final e acabou levando o gol que deu a vitória e a vaga ao time espanhol, por 27 a 26.

Após sair invicto e 100% da primeira fase e superar a Costa do Marfim nas oitavas, o Brasil objetivava fazer história, pois a melhor posição da equipe nesta competição foi um 7º lugar, em 2005. Do outro lado, a Espanha também planejava um quebrar recordes. Em 2009, último mundial, conseguiu seu melhor desempenho terminando em 4º e sonhava alto neste ano.


Os primeiros instantes de jogo mostrou um time brasileiro ainda se acostumando com a partida. Até por isso, sofreu três gols seguidos das espanholas, gols que fariam diferença depois. Quando se encontraram na quadra, o ataque esbarrava na boa goleira Silvia Navarro, que interceptava as tentativas tupiniquins. O primeiro tempo terminou com vitória parcial da Espanha por 19 a 17.

Ainda restavam 30 minutos, tempo que separava uma das equipes do sonho da semifinal. E em pouco tempo o time da casa fez o que a torcida paulista esperava, virou o jogo, que agora apontava Brasil 21, Espanha, 20. Mas, como já dito, o equilíbrio se mantinha vivo a cada lance. Se Chana interceptava um ataque, a goleira Navarra fazia uma defesa e compensava. Da mesma maneira que a Espanha cravava um gol o ataque verde e amarelo ia à frente e buscava o prejuízo.

Faltando dez minutos, a vantagem era das europeias, com 25 gols a 23 das brasileiras. Restando quatro minutos, a partida já estava novamente empatada. O jogo então chegava nos momentos cruciais, onde qualquer falha mínima poderia definir o triunfo. E foi o que aconteceu. 1 minuto e 10 segundos para o fim, ambos com 26 gols. Restando 40 segundos uma parada técnica para definir a tática a ser usada.


Tática a essa altura? O que movia as garotas era a vontade de marcar uma era. E quando o placar mostrada 20 segundos restantes, falha no setor ofensivo que pegou a defesa brasileira desarmada, deixando a goleira Chama cara a cara com a atacante. Sem chances para o símbolo do time, gol da Espanha. Nos últimos instantes o Brasil teve chances numa série de faltas próximas à área adversária, mas a barreira de todas as jogadoras europeias não foi superada e o placar mantido.

Apesar da derrota este time brasileiro mostrou grande avanço. Em sua terra natal, a equipe foi empurrada pela torcida e avançou até as quartas com méritos plenos e esperança de boa campanha. Pode não ter sido a melhor da história, entretanto, a garra das garotas ficará marcada no torcedor que acompanhou as partidas do time neste Mundial de 2011.


Fotos: Gazeta Press / Photoegrafia

Nenhum comentário:

Postar um comentário