sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Brasileirão está de volta!

Nos últimos anos Campeonato Brasileiro e equilíbrio são praticamente sinônimos. Suas definições ficam sempre para as partidas finais, lutando pelo título ou os rebaixamos e sobreviventes em aberto. Em 2012 não será diferente. Basta compararmos os times na competição que chegamos a essa conclusão.

Seguindo a rotina e a lógica, algumas equipes se despontam como favoritas para levar o caneco por diferentes motivos. O Corinthians, atual campeão, é um deles, defendendo o título com equilíbrio no esquema de Tite e no elenco cheio de opções. Campeão da Libertadores, o Santos é outro nesta lista, contando com Ganso e Neymar para formar o time de esquema mais agressivo de todos.


Dois cariocas também estão nessa. Fluminense e Vasco seguem vivos na Libertadores e tem elencos entre os com melhores peças de reposição, podendo assim seguir com resultados positivos em todo o campeonato. Internacional e São Paulo são outros dois com boas expectativas para 2012, aliando elenco forte e time competitivo para isto, além da força já demonstrada em edições passadas.

Mas também não podemos deixar de lados as equipes com perspectiva não tão boa. Os recém-promovidos Náutico, Sport e Portuguesa são os mais ameaçados pelo rebaixamento mesmo antes do início da disputa. Isso acontece pela fragilidade de suas equipes, que não tem força suficiente para competir com os times da elite, tento que contar com bons resultados contra as equipes medianas.

Por sinal, falta dizer quem está na competição de passeio. Palmeiras e Grêmio são as duas amostras. Ambos lutarão por uma vaga na Libertadores contra os seis times que brigarão pelo título, tendo poucas chances de sucesso. Entretanto, não serão surpreendidos pelo rebaixamento e ainda pegarão uma vaga na Sul-Americana.

Sul-Americana é alvo de Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo e Botafogo. Os times passam por momentos difíceis dentro e fora de campo, o que compromete o desempenho nas quatro linhas. Sem o suficiente para a Libertadores, o sonho desses times será a “Libertadores B”, isso se nada ocorrer de errado e o rebaixamento assombrar novamente, como aconteceu com os dois representantes mineiros em 2011.

Um comentário: