domingo, 13 de maio de 2012

Santos fatura tricampeonato estadual no centenário

A geração Neymar e Ganso segue fazendo história pelo Santos. Liderada pela dupla, a equipe derrotou novamente o Guarani no Morumbi e se tornou tricampeão paulista, 43 anos após a mesma conquista da “era Pelé”.  A vantagem de três gols obtida na partida inicial foi ignorada e a vitória selou o 20° título paulista e a marca histórica.

A vitória por 4x2 veio com dois gols de Alan Kardec e dois de Neymar, que se consagrou artilheiro do campeonato, indo 20 vezes ao fundo das redes. Mesmo com o placar final elástico, o Guarani dificultou o máximo que podia para o Alvinegro Praiano, mas não conseguiu barrar totalmente o ataque santista.

Este é o primeiro título do Santos no ano de seu centenário, sendo que ainda segue na Libertadores da América e disputará o Campeonato Brasileiro e a Recopa Sul-Americana, conta a La-U. O time quebra a “maldição do centenário” conquistando um título, o que não aconteceu com Flamengo, Corinthians e Coritiba, time que chegou a ser rebaixado em seu centésimo aniversário.

Foto: Globoesporte.com

O jogo

Para a torcida alvinegra o time já era campeão após a primeira vitória por 3x0. Mesmo assim, quase 54 mil torcedores foram até o Morumbi para assistir ao jogo decisivo. Os times mal deu nem tempo para o Guarani respirar e já estava atrás do placar. Em menos de dois minutos, Alan Kardec aproveitou cruzamento de Elano e de carrinho abriu o placar, aumentando a certeza da torcida na conquista do título.

Mas não foi tão fácil. Logo depois o Guarani empatou o jogo, depois que Rafael bateu roupa e Fabinho aproveitou a sobra para deixar sua marca na final. O empate fez o Santos voltar a pressionar. E novamente marcou, com Neymar cobrando pênalti depois que Fábio Bahia colocou a mão na bola.

A partida seguia em ritmo alucinante e aos 16 minutos Bruno Mendes contou com outra falha da defesa santista para igualar o marcador. Durval não conseguiu cortar cruzamento da esquerda e a bola sobrou para o bugrino, que dominou e saiu pro abraço.

Depois de tanta correria o jogo começou a ficar menos corrido, mas não menos disputado. O Santos era o favorito só que o Guarani conseguia reter a bola e criar perigo para Rafael. Por sinal, o goleiro santista se redimiu do erro no primeiro gol depois de evitar chances de perigo do alviverde do interior. O primeiro tempo seguiu até o fim com o Guarani pressionando e deixando gols escaparem.

Neymar marcou dois gols na final, chegando à 20
e terminou como artilheiro do campeonato.
Foto: France Presse

A volta do intervalo trouxe um jogo mais calmo. Diferente da outra metade, a primeira jogada perigosa aconteceu somente aos 23 minutos, depois que o goleiro Emerson defendeu chute de Elano. Três minutos mais tarde, Juan recebeu dentro da área, deu um drible da vaca no defensor e tocou atrás para Neymar marcar o terceiro gol do Santos.

Se aos 30 minutos a torcida do Peixe já gritava olé, aos 45 o grito de campeão saiu da garganta, confirmado pelo segundo gol de Kardec no jogo, quando recebeu sozinho, driblou o goleiro e abriu os braços para a festa.

O tricampeonato do Santos começou com 12 vitórias na primeira fase, além de três empates e quatro derrotas. Nas oitavas o time encarou o Mogi Mirim, se classificando para encarar o São Paulo na semi, passando pelo tricolor com a vitória por 3x1. As partidas da decisão foram com a surpresa do campeonato, o Guarani, onde venceu as duas partidas com sobra no placar e carimbou o segundo tricampeonato conquistado pelo clube na história do Paulistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário