quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Taça é Merengue!

Essa foi a partida mais esperada da Espanha deste ano. Barcelona e Real Madrid se enfrentaram na final da Copa do Rei, que aconteceu no campo do Sevilla, para ser um local neutro. O jogo é o segundo dos quatro em que teremos em menos de vinte dias entre os times, o primeiro foi pelo campeonato espanhol e os outros dois serão pela Liga dos Campeões, definindo qual dos clubes irá a final da competição europeia.


A escalação do Real foi precavida, muito preocupada em não deixar o tão conhecido toque de bola do time catalão acontecer, o que deu muito trabalho a equipe no sábado na partida do espanhol. O Barça não teve nada muito diferente do que sempre põe em campo, com a exceção do Mascherano na zaga por conta da contusão de Puyol.

Parecia muito conservadora a escalação de Mourinho, porém, surtiu resultado. O Real dominou o primeiro tempo inteiro, não dando chances do toque de bola, preocupação de todos os times que jogam com o Barcelona, mas que poucos barraram. Além de não deixar o adversário jogar o time merengue ainda teve chances claras de gol com Cristiano Ronaldo e principalmente Pepe, que cabeceou uma bola na trave, a chance mais aguda de gol.


O destaque negativo do primeiro tempo de partida foi o juiz, que bobeou no começo, deixando de dar faltas e cartões que são importantes para o árbitro ter o controle do jogo. Quando as coisas começaram a ficar quente o juizão resolveu consertar as coisas, dando os cartões e esfriou os ânimos.

Na segunda etapa o Barça voltou igual na escalação, mas completamente diferente na atitude. O técnico Guardiola deu dura nos jogadores, que entraram pra valer no jogo, tendo a partida em mãos, criando chances e finalmente conseguiu impor o seu famoso toque de bola matador. Özil saiu de campo para a entrada de Adebayor e acabou com as poucas jogadas ofensivas de contra ataque do Real. A pressão foi grande do time vermelho e azul, porém não foi convertida em gols. Grandes oportunidades foram defendidas por Casillas, se destacando na etapa final.


Fomos então para a prorrogação. A emoção estava acima de tudo nesse momento, por isso os times fizeram as famosas rodas antes da decisão para tentar passar o máximo de confiança aos que estão dentro de campo. Mantendo o final do segundo tempo o Real seguiu pressionado no começo, se defendendo demais. Porém, em um contra ataque Marcelo e Di Maria fizeram uma bela troca de passes pelo canto esquerdo do ataque, terminando com o cruzamento do argentino para Cristiano Ronaldo, que apenas cabeceou para gol, anotando o gol do título para o Real Madrid.


Depois de dezoito anos a equipe Merengue volta a ser campeã da Copa do Rei, pela 18ª vez, e em cima do seu maior rival, o que da um gosto muito especial à decisão. Cristiano foi o nome do jogo, sem dúvidas o jogador é decisivo, não teve um grande desempenho em toda a partida, mas quando foi preciso que o craque resolvesse a bagaça ele estava lá. Parabéns ao Real Madrid, que por enquanto está em vantagem nos quatro jogos contra o Barça.

Fotos: AFP / Reuters / EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário