quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Análise das convocações de Mano

Mais uma vez a seleção de Mano Menezes (e Ricardo Teixeira) foi convocada. Desta vez foram duas listas, a primeira com jogadores atuantes somente no Brasil, para o jogo de volta contra a Argentina, dia 28 deste mês em Belém. Já a outra contava com o retorno dos brasileiros ‘estrangeiros’, para os jogos contra Costa Rica, próximo dia 7, e México, em 11 de Outubro. Ambos os jogos acontecem fora do Brasil, na casa do adversário.

Veja agora os nomes que constam na lista e a análise dos chamados:

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Rafael (Santos) para o jogo contra a Argentina. Júlio Cesar (Inter de Milão), Jefferson e Neto (Fiorentina) para os outros dois.


Estes nomes para o gol mostram uma preocupação com as olímpiadas, pois os dois goleiros com menos nome se encaixam na faixa etária da competição e Mano aposta, principalmente em Rafael, para a posição. Neto terá sua primeira chance, enquanto que Jefferson será titular contra a Argentina e banco nos demais jogos.



Laterais: Danilo (Santos), Mário Fernandes (Grêmio), Cortês (Botafogo) e Kleber (Inter) contra a Argentina. Daniel Alves (Barça), Fábio (Man. United), Marcelo (Real Madrid) e Adriano (Barça) para os dois demais jogos.

As laterais seguem o pensamento das Olimpíadas somente no jogo contra a Argentina, pois três dos convocados são apostas do treinador. Já para os jogos preparativos para a Copa, os nomes são praticamente os mesmo, com apenas a entrada de Fábio, que pode fazer sombra para Daniel, assim como Maicon, que desta vez não foi chamado.


Zagueiros: Dedé (Vasco), Réver (Atlético-MG), Rhodolfo (São Paulo) e Emerson (Coritiba) são os nomes que atuam no Brasil. Réver, Dedé, Thiago Silva (Milan) e David Luiz (Chelsea) para os jogos fora de casa.


Na zaga, a presença dos dois zagueiros que atuam no Brasil para os jogos contra México e Costa Rica são merecidas. Apesar da contestação de Réver no primeiro jogo contra os Hermanos, o defensor vem mostrando que a seleção fez bem para o seu futebol, melhorando seu desempenho com o Galo. Já Emerson, do Coxa, tem sua chance de aproveitar o bom momento e ser uma das opções do treinador, algo que eu não espero.


Volantes: Para o primeiro jogo Ralf e Paulinho (Corinthians), Casemiro (São Paulo) e Romulo (Vasco). Enquanto que Lucas (Liverpool), Fernandinho (Shakhtar), Sandro (Tottenham) e Luiz Gustavo (Bayern Munique) são os nomes para os dois jogos seguintes.

Nesta lista apenas a presença de Sandro é questionável se seguirmos a logica de Mano. Sandro ainda volta de lesão e ainda era preciso mais tempo para voltar ao time. Paulinho e Ralf tiveram sua produtividade com o Corinthians comprometida após a ida à seleção, mas eram nomes certos para o confronto contra o rival da América do Sul.

Meias: Lucas (São Paulo), Oscar (Inter), Diego Souza (Vasco) e Elkeson (Botafogo). Lucas, Oscar, Elias (Sporting) e Hernanes (Lazio) pegam Costa Rica e México.

Boas surpresas as lembranças de Diego Souza e Elkeson. Se no primeiro jogo a criação foi inexistente com Renato Abreu, agora, com os dois meias dos times cariocas, a possibilidade disso acontecer é baixa. Em grande fase, os dois disputarão uma vaga nos treinamentos. Quem deve ficar no banco, nos três jogos, é Lucas (São Paulo), o que desagrada, pois sempre é lembrado e nunca tem sua chances como titular.

Atacantes: Ronaldinho (Flamengo), Neymar e Borges (Santos), Fred (Fluminense). Para as partidas de fora do país, Ronaldinho, Neymar, Fred, Hulk e Kleber (Porto) e Jonas (Valencia) são os jogadores.

Para o jogo contra a Argentina, finalmente Borges terá sua oportunidade, provavelmente entrando no segundo tempo. Já para os dois jogos, não entendo a lembrança de Kleber e Jonas. Mesmo que o atacante do futebol espanhol venha sendo lembrado, não tem demonstrado qualidade. Já o companheiro de Hulk foi chamado por conta da lesão de Damião, mas mesmo assim eu levaria Borges para estes dois jogos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário