domingo, 25 de setembro de 2011

Loco e Rivaldo mandam no duelo pelo título

Um argumento de quem é favorável ao modelo de pontos corridos no brasileirão é que o campeonato não terá apenas um ou dois jogos de final, e sim existirão diversas partidas decisivas ao decorrer da competição. Já tendo acontecido duas anteriormente (Corinthians x Flamengo e São Paulo x Corinthians), mais uma partida chave foi disputada nesta rodada em luta direta pelo título.


Os gladiadores em campo eram Botafogo e São Paulo, sendo o time carioca o melhor neste momento no brasileirão. Enquanto que o tricolor paulista quer aproveitar as bobeiras dos concorrentes para beliscar algo a mais nesta temporada. Fora de casa, Adilson Batista escalou sua equipe para não levar gols, com três volantes e sem atacante de ofício. O que o treinador esqueceu é que Loco Abreu estava em campo, e esquecer de marca-lo é um pecado.

No primeiro tempo, o domínio foi do dono da casa, tanto pelo fator campo quanto pelo medo de perder de Adilson, demonstrado em seu time titular. Como já dito, sem atacantes, o tricolor não conseguia ser incisivo contra o gol de Renan, e ainda perdia no meio campo, mesmo com Carlinhos, Wellington e Denílson.

Se o visitante não se ajustava, o Glorioso aproveitava os lados para criar perigo. Maicossuel era ajudado por Cortês, lateral da seleção, na esquerda, enquanto que o lateral Lucas apoiava pelo canto inverso. Com Marcelo Mattos e Renato contribuindo na roubada e boa saída de bola, ficou fácil para Maicossuel fazer o seu papel de atacar, e foi com ele que o alvinegro saiu na frente.

O ex-meia do palmeiras, apelidado de Mago pela torcida do Bota, disparou pela esquerda, fingiu que ia cruzar, mas seguiu até o fim do campo e mandou na boca do gol. Onde quem estava? Claro, ele! El Loco Abreu, que deu direção certa à bola: o fundo das redes. Na comemoração, o atacante fez questão de exaltar a bela jogada do companheiro. Melhor no gramado, por sinal ruim, do Engenhão, o time carioca manteve o ritmo e ampliou.


No lance confuso, Abreu deu uma de atacante Zé ruela e perdeu grande chance quando estava na cara de Rogério Ceni. Porém, a sorte compensou seu erro. Na volta, a bola ficou limpa na entrada da área para Renato chegar dominando e já adiantou a bola. Quem não percebeu que a redonda já havia passado foi Wellington, que mesmo após ela ter passado colocou o pé, derrubando o volante. Pênalti claro e marcado por Sandro Meira Ricci. Na cobrança, Loco jogou rasteiro no canto direito e foi para o abraço. Fim de etapa inicial.

Na volta, Adilson resolveu apostar na categoria de Rivaldo, algo de deveria ter feito no começo do jogo. Na substituição ele sacou Juan e deslocou Carlinhos Paraíba para a lateral esquerda. A mudança fez o time paulista crescer em campo, um contraste do que aconteceu bom o Botafogo, que diminuiu seu futebol no complemento da partida.

Criando muitas chances, os paulistas não tinham um homem de área para concluir com qualidade, além da boa atuação de Renan, que fez três grandes defesas em pouco mais de 5 minutos. Entretanto, a entrada de Henrique mudou o jogo. Além de melhorar o ataque tricolor, mudou a atuação de Renan.

Se até então o goleiro estava indo bem, na primeira jogada após a entrada do atacante o arqueiro deixou, e muito, a desejar. Um chute despretensioso de fora da área. Parecia uma defesa tranquila para ele, mas um quique da bola o enganou e acabou batendo roupa. Na sobra estava o centroavante da seleção Sub-20, que colocou o pé e diminuiu a vantagem do anfitrião.

Quem estava melhor no jogo agora era o São Paulo, e assim como fez o Bota na primeira etapa seguiu pressionando até encontrar o empate. E agora, quem poderia ajudar o tricolor? Ele! Rivaldo. Uma falta nos últimos minutos era a salvação. Não era de perto, mas mesmo assim Ceni foi na cobrança. Chute direto? Não, levantamento na área, preciso, na cabeça do eterno pentacampeão apenas desviar para o gol de Renan. Tudo igual no Rio, 2x2.


Ainda deu tempo do camisa 10 são-paulino fazer as duas torcidas suspirarem, uma de alívio e outra de mais uma boa chance. Sozinho, Rivaldo partiu até chegar na área, esperou a saída do goleiro e, inteligentemente, mandou de cobertura. Caprichoso, o destino fez com que ela fosse minimamente mais forte e morresse na rede superior do gol.

Essa nova decisão do Brasileirão teve domínio dos dois times, um em cada período de jogo. Nenhum foi mais efetivo, mas mostraram estar afim do título. Com um jogo a menos, o Botafogo ainda pode passar o tricolor e assumir a terceira colocação, mas para isso precisa vencer o forte Santos. Na próxima rodada enfrenta o Atlético-GO fora, e o São Paulo recebe o Flamengo no Morumbi.


Fotos: Paulo Sérgio / Rubens Chiri

Nenhum comentário:

Postar um comentário