segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Zâmbia conquista título inédito da Copa Africana de Nações

Neste domingo as duas seleções com melhores campanhas se enfrentaram em Libreville, capital do Gabão, para decidir qual conquistaria a taça da competição. A Costa do Marfim foi, desde o início, dita como integrante certa da final. Por outro lado, Zâmbia fez questão de participar deste jogo como completo azarão, depois de eliminar Gana na semifinal, outra favorita. Na partida, Drogba teve tudo para definir a favor dos marfinenses, mas não conseguiu. Nas penalidades, muito equilibradas por sinal, a zebra apareceu em solo africano e viu Zâmbia consagrar-se campeã da África pela primeira vez na história.


O jogo do tempo normal foi de total equilíbrio. Com time bem armado taticamente, Zâmbia conseguia barrar as ofensivas dos atacantes Gervinho e Drogba, ambos de times ingleses, da Costa do Marfim. Mas, da mesma forma agiam os defensores marfinenses, deixando a partida sem grandes chances. Um lance de Toure, dentro da grande área, quando chutou para fora, foi o mais incisivo da etapa inicial.

Voltando para o segundo tempo, os times mantiveram as formações de início, pois conseguiam render, apenas pecavam na criação de perigo certo para o adversário. Porém, desta vez Gervinho conseguiu o que queria, uma oportunidade claríssima. Ao ser derrubado na área, o árbitro assinalou a penalidade e Drogba, famoso por perder pênalti na ultima decisão de Copa Africana, contra o Egito, foi para a cobrança. Apesar da experiência, o atacante do Chelsea novamente jogou a redonda para longe do gol.

Como o placar não foi alterado, a prorrogação era o modo de definir o campeão. Mais 30 minutos de jogo, em dois tempos de 15 minutos. Os times se igualavam em campo assim como antes, nos primeiros 90 minutos. Como de costume na maioria das vezes que existem as prorrogações, os pênaltis foram necessários.


Seis penalidades, por incrível que pareça, para cada lado foram convertidas e duas desperdiçadas, uma de cada. O goleiro de Zâmbia, Mweene, até defendeu um, mas foi invalidado por ter saído antes de sua posição. Na 9ª cobrança marfinense, Gervinho, que classificou a equipe para a final, bateu acima do ângulo direito do gol, errando a cobrança. Na bola, Sunzu tinha a pressão de levar Zâmbia à conquista do título inédito. O jogador não titubeou, acertou as redes e saiu para comemorar com a torcida e seus companheiros.

Após perder duas vezes a final da Copa Africana, para o Zaire em 1974 e Nigéria, em 94, o time é campeão da competição mais importante do continente.  Passando pelas duas grandes seleções favoritas, Gana na semifinal e Costa do Marfim na finalissíma, os jogadores cravam seu nome na história do país e a equipe na lista de campeãs.

Fotos: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário