quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Zâmbia surpreende Gana e é primeira finalista da CAN

Esta edição da Copa Africana de Nações teve diversas surpresas, como a eliminação de Angola na fase de grupos. Porém, ninguém foi além de Zâmbia. A equipe, classificada como apenas mais uma na competição, superou seus adversários e chegou às semifinais como azarão, tendo o forte time de Gana pela frente. Apesar do favoritismo estar no outro lado do campo, o time laranja e verde contou com o 1x0 e a eficiência para consagrar-se, alcançando a vaga para a finalíssima, que acontecerá neste próximo domingo.


Como de esperado, o time ganês comandou as ofensivas no inicio de partida. Duas chances claras aconteceram no primeiro tempo, mas foram desperdiçadas. A principal delas veio logo aos 5 minutos, em cobrança de penalidade feita por Gyan. O artilheiro da equipe não conseguiu levar a melhor sobre o goleiro, que realizou a defesa. Em cobrança de falta ensaiada veio o outro bom momento, mas o jogador ganês, livre na entrada da pequena área, errou a bola e deixou a oportunidade clara morrer na linha de fundo.

Fazendo bem o papel defensivo e contando com a sorte, o Zâmbia então tentou a sorte no ataque perto do final da partida. Deu certo. Quando o cronometro registrava 33 minutos no segundo tempo, Mayuka levou a melhor sobre o zagueiro na grande área e chutou, acertando o canto esquerdo do gol, garantindo a classificação da equipe zambiana na final do torneio.

Zâmbia fez seu papel e se garantiu. Agora, resta ao time aguardar a partida entre a favorita Costa do Marfim e Mali para conhecer seu adversário na sua terceira aparição na grande final, onde nunca conquistou o título. O jogo decisivo acontece no próximo domingo, no Estádio Libreville, em cidade homônima, capital do Gabão.

Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário