segunda-feira, 28 de março de 2011

Racismo? Sim, Infelizmente...

Nessa ultima semana tivemos alguns casos de racismo envolvendo jogadores brasileiros. A primeira vítima foi Roberto Carlos, na Rússia. O ex-corintiano recebeu uma banana de torcedores do Zenit, time em que sua torcida é conhecida por atitudes racistas e tem o lema: “Não há preto nas cores do Zenit”.


Outra vítima de tais atos foi o lateral Marcelo, do Real Madrid, em jogo contra o Atlético de Madrid, partida valida pelo campeonato espanhol. No jogo o jogador foi hostilizado pela torcida adversária, que gritava, segundo relatos, a palavra ‘macaco’. Sobre o assunto Marcelo deu a seguinte declaração: "Não foi a primeira vez que uma coisa deste tipo aconteceu comigo, mas eu tento não levar isso para casa. Parece que as pessoas não aprendem mesmo".


Novamente tivemos mais uma ocorrência de racismo contra brasileiros. Na partida entre Brasil e Escócia, apenas um amistoso, foi jogada uma banana pela torcida escocesa em direção a Neymar, que marcou os dois gols da vitória brasileira.


Mais quantos casos serão necessários para que uma atitude seja tomada pela FIFA? Será mesmo que esta entidade, movida por senhores conservadores, realmente agirá contra tais insultos sem sentido? É grotesco ver pessoas fazendo isso em pleno século 21, em que, teoricamente temos uma mentalidade avançada, mas que na realidade não passamos dos mesmos seres humanos de sempre. E ainda dizem que os europeus são os povos mais evoluídos e desenvolvidos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário