domingo, 22 de maio de 2011

Adivinha quem ganhou?

Esta ficando tão complicado acertar quem ganha as corridas de Formula 1 neste ano. Para ajuda-los vou dar algumas dicas. Ele é loiro, alemão e adora estragar a brincadeira de todo mundo. Não, não é o Schumacher, pois o veterano já não é o mesmo. Mas sim o bom e velho, opa, novo Sebastian Vettel. O já campeão mundial, mais novo da história de toda a modalidade, vem detonando tudo e todos nesta temporada, não vencendo uma corrida das cinco disputadas até então, contando com a de hoje.


No sábado as coisas ficaram ‘complicadas’ para o alemão da Red Bull. Ele conseguiu ‘apenas’ a segunda posição na largada, sendo que tinha todas (isso mesmo, todas) as poles até então. Para o seu lugar entrou o seu companheiro de equipe Mark Webber, deixando clara a superioridade da equipe, ao menos nos treinamentos, mas confirmada também na corrida pelo título de construtores, tendo 43 pontos de vantagem para a McLaren antes da corrida.

Lewis Hamilton veio logo atrás da dupla da Red Bull no grid, seguido por Fernando Alonso e logo atrás a outra McLaren com Button. Felipe Massa conseguiu o oitavo lugar e Rubens Barrichello apenas o 19º, na décima fila ao lado de Timo Glock.

A largada não foi nada boa pra Webber, que perde a liderança e cai pra terceiro após de ótima largada de Alonso, que assumiu o primeiro lugar. Massa também foi mal, perdeu uma posição, mas logo depois conseguiu recuperar. Enquanto isso seu amigo (O velhinho) Schumacher já estava em 6º, depois de largar em décimo.

Schumi foi bem no GP, mas nada espetacular
como sabia fazer antes

Em menos de dez voltas os pits já começaram, mostrando a fragilidade e pouca durabilidade dos novos pneus da Pirelli, nova fornecedora de todas as equipes. As estratégias chegaram a ter quatro paradas por conta do desgaste da borracha, que inferiorizava muito o desempenho dos carros em pista. Adversários com pneus mais ‘vivos’ conseguiam um resultado final de volta 2 segundos e meio mais rápido, algo surreal e até mesmo apelativo na F1, que visou priorizar as ultrapassagens este ano. Não tomaram uma atitude muito drástica não?

A melhor disputa da corrida foi entre Alonso e Webber, pelo ultimo degrau do pódio, mas conhecido como 3º lugar. Durante grande parte da corrida o espanhol e o australiano seguiram a mesma estratégia, parando nos boxes ao mesmo tempo em duas oportunidades. Não tivemos a terceira, pois um pneu de Alonso teve problemas, quando surgiram bolhas, que afetaram o desempenho do carro, forçando a parada e deixando o carro vermelho da Ferrari fora do pódio.

Alonso e Webber 'brincam' na pista

Button teve grande corrida. Largou na quinta posição, porém, na largada foi péssimo e caiu para 10º. Mas, a parte negativa parou por ai. Fez uma corrida praticamente de recuperação e terminou em 4º, quase beliscando o pódio. Falando em recuperação, Heidfeld largou na lanterna e fez brilhante corrida, arriscando tudo e terminando em 8º. Grande feito de outro alemão.

Barrichello terminou em 17º, conseguindo ganhar duas posições ao longo da partida, o que com um carro tão ruim é um feito e tanto. Lembrando de carro ruim, Felipe Massa foi, mais uma vez, vitima de sua Ferrari, que o deixou na mão ao quebrar o cambio, quando nenhuma marcha mais entrava e foi obrigado a parar. E que trabalho mal feito com o brasileiro pela equipe hein? Em um pit conseguiram a proeza de demorar cinco segundos para trocar os seus pneus, enquanto a média de qualquer outra equipe era de quatro. Que papelão!

Com a quarta vitória em cinco corridas Vettel lidera o campeonato e confirma sua enorme capacidade e habilidade. Agora ele possui 118 pontos, com 31 de vantagem para Hamilton, 2º na tabela com 77. A Alemanha terá se tornado a terra da F1? Além dos craques o país tem mais quatro pilotos entre os vinte e quatro. Isso sem contar com os fenômenos Schumacher, de antigamente, e Vettel, na temporada e anos atuais.



RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA ESPANHA

1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1h39m03s301

2º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 0s630
3º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - 35s697
4º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 47s966
5º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a uma volta
6º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a uma volta
7º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a uma volta
8º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - a uma volta
9º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a uma volta
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a uma volta
11º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - a uma volta
12º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - a uma volta
13º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
14º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
15º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a uma volta
16º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a duas voltas
17º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a duas voltas
18º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - a duas voltas
10º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - a três voltas
20º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a quatro voltas
21º - Narain Karthikeyan (IND) Hispania-Cosworth - a cinco voltas
ABANDONOS
Felipe Massa (BRA) Ferrari - a seis voltas/câmbio
Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault - a 18 voltas/saída de pista
Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - a 38 voltas/mecânico
VOLTA MAIS RÁPIDA
Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes, 1m26s727, na 52ª

Fotos: AFP / AP 

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