terça-feira, 31 de maio de 2011

Finalíssima da Copa do Brasil

Vasco e Coritiba chegaram às finas da Copa do Brasil 2011. Muito desconfiado e criticado no inicio do ano o time carioca se reforçou bastante após o pior começo no campeonato estadual de sua história, e de resultado. O Coxa é o time sensação do ano. Clube com sequencia de 24 vitórias seguidas, interrompida pelo Palmeiras, depois de golear o time paulista por 6x0 em casa.


A campanha do Vasco é boa. Na primeira partida passou mole-mole pelo Comercial – MS. Na segunda fase quase tropeça, contra o ABC, precisando da segunda partida e passando apenas com um gol de diferença. O Náutico fora de casa foi fácil, passou tranquilo e foi direto pra próxima fase, onde jogou com o Atlético – PR, que deu trabalho, mas a equipe cruzmaltina venceu as duas partidas por 2x1 e foi adiante. O outro adversário, na semifinal, foi o Avaí, clube que deu mais trabalho ao Vasco. No Rio empate de 1x1, mas na volta no Sul os alvinegros não bobearam e meteram 2x0, quando pareciam jogar em casa e foram as finais.


Coxa branca, de volta à elite do nacional e time do primeiro semestre. Pela Copa do Brasil teve o Ypiranga – RS como adversário, teve que jogar a segunda partida, mas venceu sem dificuldades. O Atlético – GO era o rival na fase dois da competição, jogo duro? Não para o Coxa, que passou com duas vitórias sobre os atleticanos.

As oitavas foram tranquilas, venceram por 4x0 a primeira partida e 1x0 na segunda o Caxias. Aí o time surpreendeu nas quartas, pois venceu o forte Palmeiras por 6x0 em casa, resultado magnífico. Perderam o jogo de volta, no Pacaembu, por 2x0, acabando com sua série de vitórias, mas passou adiante. Depois foi pedreira. Na semifinal pegou o bom time do Ceará, treinado por Vagner Mancini, e passou no sufoco, ganhando de 1x0 no Couto Pereira e assegurou sua presença na finalíssima.


As equipes têm jogado bem nesta competição. Conseguem aliar bom desempenho e resultados positivos. Serão duas partidas bem disputadas e emocionantes, sem dúvidas. Nesta primeira, no Rio de Janeiro, o Vasco joga desfalcado. Ramon e Eder Luiz não jogam, por que estão contundidos e farão falta. Enquanto isso o Coxa vai completo para a primeira decisão.

Analisando o time do Vasco as chances de título são maiores que a do Coritiba, pois tem mais jogadores que podem definir sozinhos uma partida. O meio campo é bom e conta com Felipe, Bernardo e Diego Souza, jogadores decisivos, ofensivos e muito habilidosos. No ataque Alecsandro vem se destacando após a saída do Inter, marcando gols importantes. Lá atrás Fernando Prass passa segurança ao time, podendo assegurar o zero no placar, pelo menos para o adversário.


No outro lado Edson Bastos não deixa a desejar nas traves do Coritiba. Fez defesas incríveis nos jogos com o Palmeiras e vem se destacando junto com o time. O conjunto é o forte, tem um técnico bom e revelação do ano e faz mistério sobre os titulares no primeiro jogo da final. A zaga conta com jogadores experientes e que vem jogando bem. No meio Leandro Donizete, Léo Gago e Marcos Paulo dão consistência ao setor intermediário e no ataque Anderson Aquino e Marcos Aurélio são bons jogadores, ajudados pelo centro avante Bill, matador da equipe no ano.

Paulo Cesar de Oliveira é o arbitro escolhido para apitar o jogo inicial. Protagonista de muitas polemicas em São Paulo, o juiz pode ter participação no resultado final, não por sacanagem, mas pelo seu nível fraco. Carlos Berkenbrock, de Santa Catarina, e Marcelo Carvalho Van Gasse, de São Paulo, são os assistentes. Todo o trio é do quadro FIFA brasileiro.

P.C. de Oliveira gera polêmicas, mas 
sempre está nas partidas decisivas

É jogo difícil, duro mesmo, principalmente para palpitar. Mas, porém, entretanto, irei me arriscar. O fator casa ajudará muito o Vasco, que ganha à primeira partida, com muito suor derramado para conquista-la. Provavelmente será um placar bem magro, 1x0 ou 2x1. É importante para os cariocas não sentir a falta dos machucados e impor sua camisa dentro de seus recintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário