quinta-feira, 26 de maio de 2011

Para que existe a janela?

Desde sempre a CBF deixou claro as datas que os clubes poderiam começar e terminar de inscrever jogadores em seus elencos para várias competições. De um tempo para cá, cerca de dois anos, este período, que era bem definido, começou a ser modificado baseado nos interesses instantâneos dos clubes brasileiros.


Nessa semana aconteceu o mesmo, a federação nacional de futebol antecipou a janela, em teoria, por vontade própria. Mas ficou muito claro que é por interesse de alguns clubes que contrataram jogadores do exterior e querem a sua presença em campo o quanto antes.

Atlético – MG, Corinthians, Grêmio e Vasco são alguns dos que certamente serão beneficiados, pois já concretizaram negociações com jogadores que atuavam fora do país. Além deles outros clubes trarão peças para seus times de fora e também ganharão com esta antecipação.

O problema em questão não é trazer jogadores de fora ou a repatriações de velhos conhecidos. O que deve ser discutido é: se existe uma data pré-determinada, porque não é respeitada? Se sempre adiantarão a sua abertura não é melhor defini-la depois do termino dos estaduais, ou então, não definir nada?


Mais uma vez o 'bom' jeitinho brasileiro está em um tema. Sempre tentando se dar bem os clubes forçam com que seja definida uma data mais cedo do que a prevista, argumentando que com isso o campeonato se torna ainda mais competitivo e disputado, fortalecendo o futebol nacional.

Sinceramente, desculpas esfarrapadas para se avantajar em cima de algo ouvimos todos os dias e estamos cansados disso. Se existe algo definido deve ser respeitado independente de quaisquer circunstâncias. Times brasileiros e CBF, vamos ter seriedade, por favor!

2 comentários:

  1. Bela abordagem, Stabile.

    A janela é antecipada devido ao interesse de alguns. Nesse ano, o Corinthians, de Andrés Sanchez, amigo de Ricardo Teixeira, presidente da CBF. Aí você já viu. Que me perdoem os Corinthianos e torcedores do eixo Rio-São Paulo, mas sempre há um jeitinho quando o interesse de alguns.

    Abração, companheiro.
    João Vitor Cirilo.
    http://boleirosdaarquibancada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Exato cara. É interesse de alguns, bem definidos. Caso fosse o Bahia, Ceará ou Coxa que estivessem 'precisando' ou querendo a mesma coisa duvido que aconteceria. O mote é simples, quem é amigo de quem né? Infelizmente, influência é tudo no futebol brasileiro.

    É nois que tá campeão! xD

    ResponderExcluir