domingo, 10 de julho de 2011

Deca adiado

Mais uma vez a seleção masculina de vôlei chegou à final da Liga Mundial. Após passagem tranquila pela primeira fase, com apenas uma derrota, contra os Estados Unidos, o time brasileiro não teve problemas para passar da fase seguinte, classificada como grupo da morte como destacou Bernardinho. Desta vez o adversário na finalíssima eram os Russos, muito habilidosos e páreo duro para a equipe brasileira.


O Primeiro set foi bom para o Brasil, conseguiu vencer com grande apresentação de Theo, que foi importante durante toda a partida. Partida que foi equilibrada de ponta a ponta, por sinal. A maior vantagem do time amarelo foi de quatro pontos, quando fez 12/8, mas a Rússia igualou o placar, fazendo 15/15. Mesmo tão iguais os brasileiros foram superiores e Lucão fechou o set com um ace, empolgando a torcida.

Já no segundo o Brasil não teve tanta sorte. A vantagem de 3-0 do início não foi mantida, jogo parelho e complicado, com Mikhaylov, ponteiro russo, começando a fazer a diferença e se tornando o maior pontuador do jogo, com 27 pontos. Tendo o destaque o time vermelho passou a frente e se manteve, fechando o seu primeiro set ganho com um 27/25.


E depois disso o time começou a errar mais, desperdiçando alguns contra-ataques e a equipe russa aproveitou os erros para abrir vantagem de 15 a 7, deixando claro que o time brasileiro sentiu a derrota no set anterior. Depois do mal começo um esboço de reação veio, chegando a apenas um ponto de diferença, porém já não dava mais para vencer. 25/23, 2 a 1 e virada dos russos.

A quarta parte do jogo era decisiva: ou a Rússia vencia ou o tie-break era necessário. Não se esperava nada menos do que o quinto set numa final da Liga Mundial. E o Brasil não decepcionou. Rodrigão e Dante tiveram boa participação para a vitória neste set, que veio com dificuldade e placar curto. No erro de saque russo o final do set. 25/22.


Set desempate com duas grandes seleções. Bernardinho seguiu apostando na variação entre Bruninho/Théo com Marlon/Vissotto, que durante toda a partida renovou o ânimo da equipe, recolocando em jogo durante alguns apagões. Já a Rússia seguia com Mikhaylov se destacando e o levantador Butko, que era reserva, mas entrou durante o jogo, foi bem. Com um levantador inspirado a vantagem estava clara. Foi o set com a menor diferença e com estes dois jogadores em dia brilhante foi complicado segurar.

Não foi nesta chance que o Deca campeonato mundial chegou, porém é indiscutível a qualidade da nossa seleção, que há anos se tornou o alvo a ser batido. A derrota não apaga o ótimo trabalho de renovação feita pelo técnico Bernardinho, mostrando os novos talentos do vôlei nacional. É um grande resultado, obviamente queríamos mais um título, mas não se pode apagar a brilhante trajetória por apenas uma derrota, e para uma excelente equipe.


Foto: Divulgação/FIVB

Nenhum comentário:

Postar um comentário