quinta-feira, 28 de julho de 2011

Defesa eficiente, defendendo e atacando


Após perder para o Fluminense na última rodada, o Palmeiras visitou o Figueirense no Orlando Scarpelli pela 12ª rodada ro campeonato brasileiro. O time paulista estava atrás de sua primeira vitória fora de casa e enfrentou justo o figueira, que ainda não havia perdido em suas dependências. E quase que mantém a invencibilidade. Quase...


Nas escalações, nada de diferente no anfitrião e o visitante mexeu duas vezes. O time da casa veio completo para o gramado, enquanto o Palmeiras mudou em duas posições, com a entrada de Gerley na ala esquerda, substituindo Rivaldo. Já no ataque, Wellington Paulista entrou na vaga de Luan, jogador que dificilmente continuará no clube, pois o seu atual clube, Toulouse da França, não quer mais emprestá-lo. Os europeus aceitam apenas vender o atacante e o time brasileiro não tem a grana, cerca de 3,2 milhões de euros (7,3 mi de reais).

O time do Palestra Itália não quis nem saber da sua fama de bom visitante, caiu matando logo no começo de jogo. Com um minuto, Kleber invadiu a área e bateu na saída de Wilson, que resvalou na bola e evitou o gol relâmpago. Demorou um pouco, porém os anfitriões equilibraram o jogo, que, apesar do placar magro, teve um bom nível de jogo.

Aos 23 minutos da etapa inicial o Palmeiras finalmente acertou o caminho do gol, com o atacante Kleber, que aproveitou a bola resvalada por Maurício Ramos, na cobrança de falta de Assunção, para ser oportunista e balançar as redes. Entretanto, o bandeirinha assinalou impedimento, de forma errada, pois dois jogadores davam condições ao Gladiador, um estava na mesma linha e o outro antes do atacante, em relação ao gol. 


Valdívia voltou a atuar de forma consecutiva depois de seguidas lesões e de retornar da Copa América, onde atuou pela seleção chilena. Nesta partida ele foi apagado, sem apoiar tanto o ataque, mas não comprometendo o rendimento do time. Para as próximas partidas seria bom Felipão pensar em melhorar a criação no meio campo, aproveitando a chance que terá de mexer no esquema, pela saída de Luan.

Muita movimentação das duas equipes nos dois tempos, a única diferença é que os donos da casa apertavam mais no segundo tempo que o Palmeiras, que se aproveitava do contra ataque no começo da etapa final. E sofreram alguns sufocos... Deola precisou trabalhar na chance de Aloísio e de sorte na cobrança de falta de Elias, passando rente ao travessão. Wilson não ficou para trás. Defendeu chute de Valdívia e espalmou cobrança de falta de Assunção. Também deu sorte, quando Maikon Leite driblou o zagueiro e acertou a trave.

Porém, o goleiro que estava indo tão bem na partida deu mole em um único lance, importantíssimo para o seu time e, principalmente, para a vitória alviverde. Mais uma cobrança de falta de Marcos Assunção (Um pouco repetitivo, não? Para o esquema de Felipão, o ideal), que foi diretamente para as mãos de Wilson, impossível defender uma bola com tanta força, então resolveu jogar para fora da área, porém, no meio do caminho Maurício Ramos estava lá. O zagueiro foi muito oportunista e serviu de paredão para a bola entrar no gol.

 
1x0 sofrido, três pontos garantidos e a quarta posição temporária no brasileirão. Esta foi o saldo da passagem do Palmeiras por Santa Catarina. Não foi nada espetacular, como as partidas de Santos x Flamengo ou Coritiba e São Paulo, porém, ganhou os mesmos pontos dos adversários. O time da casa perdeu a primeira em casa e cai para a nona posição no campeonato, apesar disso, é surpreendente a sua estada entre os dez primeiros.


Fotos: Cristiano Aldujar

Nenhum comentário:

Postar um comentário