terça-feira, 26 de julho de 2011

Série especial: Brasil x Alemanha

História não falta para estas equipes. Sempre estão nas listas de favoritas em qualquer competição que estão e entram para fazer barulho. Mas suas famas no futebol são bem diferentes.

Nossa seleção tem o histórico de colocar a habilidade como protagonista, com belos dribles e jogadas de efeito, não só plástico, mas também fatal nas defesas adversárias. Não é à toa que o maior jogador de todos os tempos é brasileiro. Pelé é tão superior que muitos o tiram da lista de melhores do mundo, pois sua forma de jogar é de outro mundo.

Já a escola alemã prioriza a força, a forte marcação e a eficiência. Aproveitam as mínimas chances que têm nos jogos para definir o placar a seu favor. Um exemplo clássico é a final da Copa de 74, quando enfrentou, com um time inferior tecnicamente, a sensação Laranja Mecânica e saiu vitoriosa.


Na última Copa tiveram rumos distintos. O time alemão foi renovado e surgiu com novos craques, mostrando a tradição da escola futebolística do país, que já revelou Beckenbauer, Gerd Müller, Kahn e muitos outros jogadores marcados na história do futebol mundial.

Enquanto isso o Brasil apresentou sua seleção com a maior média de idade em todos os mundiais e não teve todo seu potencial aproveitado. Isso, pois deixou de lado muitos jogadores, até melhores dos que estavam lá, por conta do esquema escolhido por seu treinador, como os craques Neymar e Ganso, que são da mesma idade de Muller e Özil, as revelações da Alemanha nesta Copa.


Essas duas seleções fazem parte do seleto grupo de equipes campeãs do mundo, além do grupo que participou de todas as finais da maior competição do futebol (Argentina, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Holanda, França e Itália). Sendo assim, o clássico promete um grande duelo, digno de titãs do futebol, como foi a final da Copa de 2002, disputada entre elas.

Neste jogo as duas melhores equipes daquele Mundial deram show. De um lado o goleiro Oliver Kahn, melhor goleiro e jogador do mundial. Do outro o artilheiro renascido Ronaldo. A equipe europeia havia sofrido apenas um gol na competição, no empate contra a Irlanda pela primeira fase. O Brasil vinha forte, tenho marcado dezesseis gols em seis jogos, sendo seis do nosso eterno camisa nove.

O final todos nós sabemos. Levamos a vantagem, ou melhor, Ronaldo venceu Kahn. Melhor do que apenas vencer o jogo, Ronaldo fez dois gols no melhor goleiro do mundo, façanha pequena para um craque do seu nível.


Nos confrontos anteriores o Brasil leva enorme vantagem. Em dezenove jogos foram onze vitórias do time canarinho, cinco empates e apenas três triunfos alemães. O número de gols também tem boa diferença, favorável para a equipe verde e amarela, que marcou 37 vezes, contra 21 gols do adversário.

Na próxima semana, na terça-feira, teremos o segundo texto desta trilogia, com mais detalhes dos craques que já passaram por estas equipes. Continuem acompanhando o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário