domingo, 24 de julho de 2011

Temporada de caça ao líder aberta

Esse não foi mesmo o fim de semana de Sebastian Vettel. Correndo em casa, o alemão vencedor da maioria dos grandes prêmios até agora (seis dos dez já disputados) não conseguiu manter o rendimento, mesmo tendo dito que o fator casa tirava a pressão sobre ele. Quem não quis saber do favoritismo adversário foi Hamilton, que na largada assumiu a primeira posição e venceu a segunda nesta temporada.


Apesar do mal instante de Vettel, a RBR conseguiu a pole position com seu parceiro, Mark Webber, ficando na frente dos adversários diretos do alemão no campeonato. Hamilton era segundo, mas nem sequer notou a presença do australiano à sua frente, acelerando e deixando-o para trás.

As duas Ferraris tiveram começos distintos. Alonso, quarto no grid, começou bem e passou Vettel, assumindo a terceira posição. Enquanto Massa, quinto na largada, perdeu a posição para Nico Rosberg. Barrichello largou em 14º, mas teve problemas no motor e abandonou a 44 voltas do fim.

Webber e Hamilton protagonizaram boa briga, quando o piloto da Red Bull tentou tomar a liderança do inglês. E conseguiu. Por pouco tempo, porque Lewis deu o troco na mesma reta, mostrando a força do motor Mercedes. Vindo atrás dos brigões, Alonso tentou se aproveitar da situação. O espanhol foi mais agressivo durante a corrida, conseguiu vencer a RBR de Webber e chegar à segunda posição, onde terminou o grande prêmio.

Massa teve seu melhor momento ao ultrapassar Vettel na volta dezesseis, fritando o pneu dianteiro esquerdo para conseguir a proeza. O alemão estava atrapalhando a Ferrari do brasileiro, pois estava mais lento, sendo inevitável perder a posição. Mesmo com a boa manobra, Felipe teve mais uma vez seu rendimento atrapalhado pela equipe.


Nos boxes, os corredores deixaram a disputa da posição nas mãos dos mecânicos. Como visto em quase toda a temporada a Ferrari deixou a desejar com o brasileiro. A troca de pneus foi lenta, enquanto isso Massa viu Vettel sair rápido e ganhar a quarta posição.

Alonso e Hamilton fizeram disputa parecida, quando o piloto da Mc Laren saiu na frente do espanhol e os dois deram de cara com o líder Felipe Massa segurando a ponta das rodas de Webber, que assustava com sua RBR. Não deu para o brasileiro ficar muito na frente, pois precisava reabastecer, cedendo a liderança para o piloto australiano.

Schumi não foi bem em outro GP. Com um carro não tão eficiente o piloto totalmente agressivo não teve vida fácil. No seu principal lance da corrida, o alemão espalhou o carro, tocando na grama molhada. O final não foi outro. Rodou e saiu da pista, porém, conseguiu retornar e terminar em oitavo.

E o segundo round da luta de Webber e Hamilton foi emocionante, além de definir o vencedor da corrida. Na saída dos boxes o inglês voltou na frente do carro de Webber, que aproveitou os pneus frios da McLaren para tentar a ultrapassagem. Deu sorte, porque Hamilton espalhou na primeira curva e Webber emparelhou os carros. Lewis foi inteligente, saiu um pouco do traçado e quase joga o australiano para fora da pista, conseguindo ficar na primeira posição.


A vitória levou Hamilton à terceira posição na classificação de pilotos, atrás dos dois companheiros de RBR. Faltam ainda 82 pontos para alcançar o líder Vettel, entretanto, colou em Webber, ficando apenas cinco pontos atrás dele.


RESULTADO FINAL
1º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes
2º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari 
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault
4º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault
5º - Felipe Massa (BRA) Ferrari
6º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes
7º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes
8º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes
9º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari
10º - Vitaly Petrov (RUS) Renault 
11º - Sergio Pérez (MEX) Sauber-Ferrari
12º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari
13º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes
14º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth
15º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari
16º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault
17º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth
18º - Jérôme d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth
19º - Daniel Ricciardo (AUS) HRT-Cosworth
20º - Karun Chandhok (IND) Lotus-Renault

ABANDONOS
Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - problema mecânico
Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - problema hidráulico
Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - vazamento de óleo
Nick Heidfeld (ALE) Renault -colisão

VOLTA MAIS RÁPIDA
Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - 1m34s302

Fotos: AFP / Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário