domingo, 17 de julho de 2011

Pablo entra e salva o Juventus


Texto de Arthur Stabile e Edu Carmo, ambos de São Paulo


Olá leitores! A equipe do ‘Boleiros da Arquibancada’ traz mais uma novidade. A partir de hoje cobriremos a Copa Paulista, disputadas por clubes da segunda e terceira divisão do estado de São Paulo, além dos recém-chegados à primeira divisão do estadual. Eu, Arthur Stabile, e Eduardo Carmo, acompanharemos os jogos, cada um cobrindo uma equipe por partida.


A primeira partida não poderia ser melhor. Estreamos junto com o Juventus, mais conhecido como moleque travesso, time tradicional e conhecido pelas vitórias surpreendentes conquistadas contra os times mais conhecidos do estado. O anfitrião recebeu na Rua Javari o São Bernardo, time que disputou este ano a elite do futebol paulista pela primeira vez na sua história, tendo bom início, mas acabou sendo rebaixado.

O objetivo dos times é o mesmo: ter um bom desempenho para garantir vaga na Copa do Brasil e aparecer no cenário nacional. Para isso focam o título, pois os outros benefícios vêm automaticamente juntos com a conquista. Antes de pensar lá na frente as equipes precisam avançar em seu grupo, que além deles conta com: Clube Atlético Taboão da Serra, Esporte Clube Taubaté, Grêmio Esportivo Osasco, Pão de Açúcar Esporte Clube, Paulista Futebol Clube Ltda, São José Esporte Clube e Sport Clube Corinthians Paulista (com sua equipe B).

Antes do jogo dividimos nossa equipe. Juventus para mim e o visitante para o Edu. O esquema definido pelo treinador juventino Karmino Colombini foi o clássico 4-4-2, variando para o 4-3-3 quando estava no campo de ataque. A escalação foi a seguinte: Maurício; Anderson Santos, Cléber Luís, Baiano e Egon; Fábio Duarte, Nem, Serginho e Hegon; Luizinho e Tavares. Pelo time do ABC, o treinador Luis Carlos Martins foi mais cuidadoso, escalando o time no 3-5-2 com os seguintes jogadores: Wilson Júnior; Marcelo Godri, Bruno Alves e Thiago Gasparetto; Thiago Gasparino, Dirceu, Paulinho, Francisco Alex e Renato Peixe; Diego Dedoné e Diego Acosta.


Na primeira etapa, o São Bernardo ficou bem postado na zaga. Na saída de jogo, contava com as investidas do lateral Renato Peixe pelo lado esquerdo. O Juventus teve maior posse de bola e controlava as ações, atacando principalmente pelo lado esquerdo. Porém, o Bernô foi mais eficiente e abriu o placar. Aos 44 minutos, após cruzamento de Renato Peixe, Diogo Acosta subiu e cabeceou para o fundo das redes a queima roupa, não dando tempo para o goleiro Maurício reagir. Nesse momento a torcida juventina, que estava muito empolgada, se calou.

Depois do intervalo o jogo recomeçou e os donos da casa seguiram no comando, buscando o ataque, novamente usando bastante a ala esquerda. Mas o primeiro lance de perigo foi do São Bernardo, quando Dedoné chutou cruzado e a bola passou perto do gol de Maurício. A ofensiva do Juve não estava conseguindo desencantar, até que o treinador Colombini mudou o time e o substituto o jogo.

O décimo sexto minuto foi o divisor de águas da partida. A entrada do atacante Pablo deu ao Juventus mais velocidade e uma boa opção de ataque. Foi dele o gol de empate aos 25 minutos, após falha da zaga adversária, que rifou mal a bola, sobrando para o atacante que não desperdiçou a chance e igualou o marcador.

Pablo entrou no segundo tempo e comandou
o ataque do Juve nos gols da vitória.

O São Bernardo sentiu o gol e seguiu as cores do uniforme, amarelou. Dois minutos depois Pablo pegou bola no meio campo, partiu pela esquerda, cortou o primeiro, deu um drible na vaca no segundo e cruzou. Luizinho estava na área, mas deixou a bola passar para a entrada de Cléber Luís, que fuzilou o goleiro Wilson. O arqueiro foi na bola, entretanto, não conseguiu barrar a boa finalização de cabeça do adversário e o segundo gol foi inevitável. Vira virou!

Sem dúvidas o destaque do jogo foi Pablo, salvador do time grená, participando dos dois gols da virada. Já pelo lado do time do ABC o atacante Acosta foi o melhor, demonstrando ter muita habilidade e incomodou muito a zaga dos anfitriões durante toda a partida.


Com a vitória o Juventus inicia bem a Copa Paulista diante de sua torcida. Pela segunda rodada seu adversário será o São José, fora de casa, no estádio Martins Pereira. Já o São Bernardo perdeu uma grande oportunidade, dormiu por dois minutos e não segurou a ofensiva adversária. Pela frente encara em casa o Paulista.


Fotos: Arthur Stabile

Um comentário: