segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os mano do Mano

Mais uma convocação do técnico Mano Menezes. Desta vez para o amistoso contra a forte e renovada seleção alemã, no dia 10 de agosto, em Stuttgart. O time teve seis mudanças em relação a equipe da Copa América que deixou a desejar. A seguir os jogadores e os comentários sobre sua chance na seleção.



GOLEIROS

Julio César (Inter de Milão) – O melhor goleiro em 2009 tem grande potencial, porém, falhou em duas oportunidades decisivas para a seleção: na Copa do Mundo e contra o Equador (quando os garotos salvarão sua péssima atuação). Acredito que ficar no banco em uma oportunidade poderia fazer o goleiro melhorar seu desempenho.

Victor (Grêmio) – A tempos com a seleção, desde a época de Dunga, o arqueiro gremista teve poucas chances como titular e com as falhas de Julio poderia ser testado como primeiro goleiro.



LATERAIS


Maicon (Inter de Milão) – Entrou e arrumou a ala direita. Contra o equador fez ótima apresentação e deixou, novamente, Daniel Alves esquentando o banco. E pelo jeito ficará assim por um bom tempo.

Daniel Alves (Barcelona) – Demostrou que tem o mesmo problema de Messi. Atua bem com o Barça, mas tem problemas no desempenho com a seleção. Sendo assim, melhor deixar Maicon, sempre regular com a camisa amarela.

André Santos (Fenerbahçe) – De novo Mano? Parece que algumas pessoas gosta de surpresas... negativas. Se bem que não é uma surpresa seu nível não mais do que mediano. Apesar da escassez de bons laterais esquerdos, André já mostrou não ser tão confiável. Marcelo, do Real Madrid, merecia outra chance. Ou até mesmo Adriano, do Barcelona, seu reserva na Copa América.


ZAGUEIROS

Lúcio (Inter de Milão) – Indiscutível sua habilidade e força defensiva. O que se pode discutir é sua titularidade, por conta da renovação do time. Neste jogo com a Alemanha eu o colocaria como titular, mas precisa passar confiança para os mais novos terem a mesma garra que ele, pois no futuro eles estarão em seu lugar.

Thiago Silva (Milan) – Melhor jogador do campeonato italiano como defensor. É preciso dizer mais alguma coisa? Zagueiro não deve bater penalidade máxima, apenas isso.

David Luiz (Chelsea) – Depois de grande temporada no Benfica foi contratado pelo Chelsea. Teve outra boa temporada e merece o posto no elenco. Além disso, merece nova chance como titular.

Dedé (Vasco) – A novidade na zaga, e aposta muito bem feita. Este foi o destaque defensivo do último brasileirão e quase foi para Europa e deve ir no fim desta temporada. Tem muito futuro e pode vestir esta camisa muitas vezes mais.


MEIO-CAMPISTAS


Lucas Leiva (Liverpool) – Não foi bem na Copa América. Sem substituto direto, pois Sandro se lesionou, ficou. Não comprometeu o time, porém, poderia ter ido melhor. Eu manteria no time, mas chamaria um jogador a altura para brigar pela posição. E mano fez isso.


Ramires (Chelsea) – Deixou a desejar, e muito, na competição Sul-Americana. Fez um bom jogo contra o Paraguai, mas nos outros foi mal. Assim como Julio, o banco poderia acordar o jogador.
 
Elias (Atlético de Madri) – Poucas chances com o time canarinho, mas quando entrou não fez muito. Precisa saber que para se destacar na seleção não pode esperar uma chance como titular, precisa agarrá-la nos cinco ou dez minutos que entra em campo.

Ralf (Corinthians) – Este é o nome que pode mudar o setor de marcação da equipe. Com muitos jogadores ofensivos a parte de trás fica desprotegida. Ralf vive ótimo momento no Corinthians e fez por merecer esta convocação.

Luiz Gustavo (Bayern de Munique) – Outra aposta boa de Mano Menezes. O jogador foi finalista da Champions League em 2010, quando o Bayern perdeu o título para a Inter de Milão. Neste mesmo ano ganhou quatro canecos com o time alemão. É um jogador novo, tem 23 anos, tem futuro e pode ser um nome na lista da próxima Copa.

Paulo Henrique Ganso (Santos) – Indiscutível sua habilidade. Só precisa se acostumar com a camisa da seleção para surpreender a todos nós.

Renato Augusto (Bayer Leverkusen) – Já teve uma oportunidade no time de Mano, foi regular. Seus últimos anos na Europa foram bons e precisa ter mais uma oportunidade para Mano e os torcedores terem alguma certeza sobre ele e seu futebol.

Lucas (São Paulo) – Jogou pouco na ultima competição da seleção. Precisava ter entrado mais e um jogo como titular pode destruir a defesa adversária. Quando entra no segundo tempo não consegue render tanto, pois os companheiros já estão cansados. No meu time, estaria no ataque junto com Pato e Neymar.

Fernandinho (Shakthar Donetsk) – Aposta. Apenas isso posso dizer sobre este jogador. Ou seria a palavra empresário? Veremos.



ATACANTES


Alexandre Pato (Milan) – Artilheiro nato. Com dois atacante pontas seu papel no time é fundamental: o de empurrar a bola pro fundo das redes. Tarefa fácil para  este jogador.

Fred (Fluminense) – De novo ele? Segue a mesma linha de raciocínio de André Santos. A diferença que Fred tem alguma habilidade, mas outros centro avantes que ficaram fora tem mais, como Damião, do Inter, e Kléber, do Palmeiras.

Neymar (Santos) – Foi tímido na Copa América, mas deve estar no time, sem sombra de dúvida.

Robinho (Milan) – De tanto deixar a desejar foi pro banco, mas pela mal atuação do time voltou. Não é o esquema que esta errado, Mano, o que pode estar errado é Robinho. Já penso nisso?


Jonas (Valencia) – Artilheiro do Brasileirão de 2009, com grande passagem pelo Grêmio. Já teve uma oportunidade na seleção e entrou em campo, nada mais.
A pergunta que me faço é: qual o problema com Hulk e Kleber para eles não estarem nas listas de Mano?


Nenhum comentário:

Postar um comentário