quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sofrimento na vitória, na derrota e no empate

Coritiba x Palmeiras. Este jogo trás péssimas lembranças ao torcedor paulista. Isto porque a única goleada sofrida pela equipe de Felipão no ano foi para o time paranaense. E não foi qualquer goleada. Foram, como dizem, sonoros 6x0 no primeiro jogo na disputa das quartas de final da Copa do Brasil, que impossibilitaram a reação palestrina. Agora, a disputa era válida pelo brasileirão e o raio dificilmente escolheria o Palmeiras como vítima de tal resultado. A calma era palavra-chave para um bom resultado.


As jogadas ofensivas das equipes se resumiam a uma arma: bola parada. Se Assunção é o nome do time paulista, Tcheco era o cobrador que faria a diferença no jogo. Dizer que o homem das bolas paradas do Palmeiras gerou perigo para a defesa do Coxa nem é preciso, pois o volante complica a vida de todos os adversários.

Porém, quem saiu melhor no jogo foi o Coritiba. Em duas jogadas ofensivas o time de branco abriu o placar. Tcheco cobrou escanteio e Bill se adiantou ao zagueiro e cabeceou forte para a bela defesa de Marcos, mas na sobra estava Jeci para enfiar o canudo e confirmar a boa chance do Coxa e converter em gol. 1 a 0 com menos de dez minutos de jogo.


Sem se abater, o Palmeiras não demorou muito para responder com perigo. Adivinha quem criou a oportunidade? Obviamente ele, Marcos Assunção. E não foi uma chance qualquer, foi o empate do time da capital paulista. Falta na ala esquerda do ataque, perto da ponta da grande área. Assunção chutou forte em direção ao goleiro e a zaga do Coritiba desviou contra o próprio gol. Tudo igual no Couto Pereira, 1x1 com 20 minutos jogados.

E faltou o lance polêmico. Toque na área para Luan, que adiantou a bola em relação ao zagueiro e foi calçado, penalidade clara. Mas, porém, entretanto... O árbitro da partida não marcou nada e mandou o lance seguir. Por sinal, foi uma atuação para se apagar Célio Amorim, que deixou vários lances ríspidos acontecerem e não advertindo os jogadores. Nada mais de interessante veio a acontecer no primeiro tempo.

Mais uma vez Valdívia entrou bem, tentando extrair alguma coisa ofensiva junto com Kleber e Luan, mas não conseguiram e o placar ficou assim mesmo. Mas um jogador do Verdão deu emoção para o jogo. Thiago Heleno fez falta na entrada da área, falta e cartão vermelho para o defensor camisa quatro. Com um a menos, Felipão tirou Patrik e promoveu a estreia do zagueiro Henrique ,de volta ao time depois de jogar pelo Racing Santander.


Foram dezoito minutos de pressão do Coritiba, tentando a qualquer custo encontrar o gol que garantiria os três pontos em casa. Porém, a retranca paulista funcionou bem. Também, com Marcos no gol as coisas ficaram mais simples. O goleiro atuou bem na partida e ajudou o Palmeiras a obter um ponto fora de seus aposentos, o que pode fazer total diferença na definição do campeonato.

O empate mantém o Palmeiras em quarto lugar, mas viu o Vasco pular para terceiro e o São Paulo cair para quinto. Porém, o tricolor ainda pode passar o verde, porque atua hoje contra o Bahia, no Morumbi. O Coxa está na décima posição com 18 pontos, os mesmos de Fluminense (9º), Cruzeiro (11º) e Ceará (12º).


Fotos: Felipe Gabriel / Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário