segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pentacampeões garantiram a igualdade


No clássico das equipes em fase complicada, São Paulo e Palmeiras entraram em campo pela 18ª rodada do brasileirão no Morumbi. Os desfalques do lado verde eram muitos, sendo o principal Valdívia. Pelo São Paulo, Lucas era a estrela de fora. Sem os principais meias armadores, o jogo prometia ser parado, principalmente pelas escalações das equipes.


Felipão armou sua equipe com três volantes, dando liberdade para Marcio Araújo atuar avançado, no esquema de Felipão, como um meia. Não deu certo, o jogador não sabia onde ficar em campo e acabou tendo má apresentação. No anfitrião, Marlos substituiu Lucas, foi melhor que Araújo, mas também não foi efetivo.

A primeira etapa foi muito equilibrada, com boas chances para os dois times. Se o São Paulo aprontava no ataque, forçando Marcos a atuar bem, o Palmeiras não ficava para trás, dando muito trabalho a Rogério Ceni. Fernandinho teve a melhor chance, quando ficou na cara de Marcos, mas o goleiro fez grande defesa. Luan, após escanteio, tentou uma bicicleta e errou, na volta chutou caído e Ceni se esticou todo para evitar o gol alviverde.


No último minuto da etapa inicial, Rivaldo encontrou Dagoberto no ataque. Com a zaga visitante aberta, o atacante cortou para dentro e, aproveitando que Marcos se adiantou, mandou de cobertura, anotando o primeiro gol do clássico. Um belo gol, por sinal.

Para o segundo tempo, Felipão apostou em duas certezas: na velocidade de Maikon Leite e no recuo do time tricolor. E não é que o treinador acertou? O atacante complicou a defesa anfitriã, que teve que apelar para as faltas, a arma ofensiva mais forte do Palmeiras com Assunção.

Em uma destas faltas o empate foi encontrado pelo time verde. Falta na parte esquerda do ataque, Assunção pronto para cobrar e bola na área. A zaga do São Paulo tentou sair e deixar os jogadores palmeirenses impedidos, porem, nem todos os defensores saíram. Henrique, livre, teve que se abaixar para conseguir cabecear e acertou o ângulo direito do gol de Ceni. 1x1. Sem mais ânimo para vencer, os times se preocuparam com o essencial: não perder.


O empate não foi o esperado pelos dois times, entretanto, as equipes saíram aliviadas com o resultado neutro. Sem aproveitar o empate do Corinthians para encostar no líder, o São Paulo se manteve na 3ª posição, três pontos atrás do primeiro colocado. Com mais um empate, o Palmeiras é a equipe que mais empatou no campeonato, com oito. Na sexta posição, o time tem 54% de aproveitamento no campeonato.


Fotos: Miguel Schincariol

Nenhum comentário:

Postar um comentário