sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Coutinho descomplica contra o Panamá

Um empate, uma vitória e os mesmos pontos do Egito. Essa era a situação da seleção brasileira Sub-20 antes do jogo contra o Panamá, terceiro colocado no grupo. No mesmo o horário da partida, o Egito venceu a Áustria por 4x0 e, para o Brasil liberar o grupo, teria que alcançar uma boa vitória. Não foi diferente, mais uma vez o time canarinho imitou os egípcios e goleou o time da América Central.

Se Oscar havia sido o diferencial para a vitória contra a equipe europeia, Philippe Coutinho usou e abusou de sua habilidade para confirmar mais um resultado positivo e a primeira posição para o time amarelo.


Logo no início do jogo o volante Fernando foi amarelado e o técnico Ney Franco o substituiu poucos minutos depois, tentando evitar uma expulsão. Em seu lugar entrou o meia Dudu, fragilizando a defesa brasileira e animando a equipe panamenha para ir atacar. Mas o Brasil ainda pressionava mais. Henrique tentou de fora, a bola foi na trave. Oscar cobrou falta, mas o goleiro defendeu. A maneira melhor de tentar o gol era unindo estes dois jogadores.

E foi o que aconteceu. Philippe Coutinho, dando uma de ala esquerda, lançou Oscar que entrava na grande área, passou do primeiro zagueiro e o goleiro tentou acabar com o lance. Entretanto, ele não contava com a presença de Henrique livre no outro lado da área. Oscar não pensou duas vezes e quando apertou jogou para o atacante, que dominou e chutou para abrir o placar do jogo.

Depois de marcar o primeiro gol o jogo ficou tranquilo para o Brasil, já que o Panamá tentou diminuir o prejuízo. Tentou e o que conseguiu de verdade foi aumentar as chances da nossa seleção. Gabriel Silva disparou pela esquerda, chegou à área e mandou para Coutinho, a bola passou por ele, mas Henrique estava lá, adiantou a pelota para chutar, Coutinho roubou dele e mandou para o gol. 2x0 Brasil, vitória e vaga garantida na próxima fase. Ainda faltava assegurar a primeira posição, para definir o adversário.


O time só tinha a vontade de fazer mais gols na cabeça, como isso facilitava o caminho na fase de mata-mata, melhor ainda. No início da etapa complementar Coutinho fez mais um, agora matando na coxa e jogando rasteiro no canto direito do gol de Mejía. Ainda tinha mais. Casemiro teve uma boa chance e mandou de cabeça pro travessão. Depois teve outra e marcou, também depois de uma falta, mas estava impedido e foi corretamente anulado.

Henrique então pensou em garantir mais um golzinho também. Dominou dentro da área, brigou com dois zagueiros e chutou, mas acertou o terceiro zagueiro. A bola voltou nele e aí partiu para assegurar o gol. Dudu estava do seu lado, o atacante do São Paulo não foi fominha e tocou para o cruzeirense, que dominou, mirou e correu pro abraço. Bola no fundo das redes e 4x0 na conta do brasil.

A goleada assegurou a liderança do Grupo E ao time brasileiro, que espera o confronto entre Arábia Saudita e Nigéria para conhecer ao sua próxima vitima, quer dizer, adversário. O Panamá somou apenas um ponto, na estreia contra a Áustria, terminou a fase de grupos em terceiro e volta para casa. Terá que acompanhar o decorrer do mundial pela televisão.


Fotos: AP / EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário