domingo, 21 de agosto de 2011

A sorte deixou o Corinthians


Podendo garantir o título de campeão do primeiro turno antecipado, o Corinthians recebeu em casa o Figueirense, o pior visitante do campeonato, com apenas uma vitória. Caso o time paulista vencesse não seria mais passado nos jogos de ida do brasileirão, porém, não foi exatamente isso que aconteceu.

Já com a volta dos titulares Liédson, Julio Cesar e Alessandro, o Corinthians não conseguiu manter a mesma eficiência que teve nas primeiras dez rodadas do campeonato. Agora jogando no 4-4-2, sem Willian no ataque, mas com Alex no meio, o time não teve força ofensiva e nem a mesma qualidade de antes na defesa.


O Figueira não quis nem saber, veio fazer o seu jogo da forma mais burocrática possível. Claramente o primeiro alvo do time era evitar os gols do alvinegro paulista e, se tivesse a oportunidade, buscar o contra-ataque e conquistar sua segunda vitória longe de seus aposentos.

E o visitante começou assustando, quando usou a tabelinha para deixar Fernandes na cara de Julio Cesar, mas o goleiro saiu bem tirou do atacante. Na sequencia bola foi levantada na área e a zaga corintiana isolou o perigo. Jogando contra seu ex-clube, Chicão devolveu o susto cobrando falta com perigo, que foi certeira no travessão e levantando a fiel torcida.

O jogo aconteceu do jeito que o Figueira esperava, com o Corinthians criando muitas chances e não conseguia reverter a superioridade em gols. Aquela velha, quer dizer, anciã frase se encaixa mais uma vez: quem não faz leva! Em jogada rápida pela esquerda, Julio Cesar chegou na linha de fundo para cruzar, viu Wellington Nem livre na área e tocou para o atacante. Com o goleiro corintiano no primeiro pau, o gol estava escancarado e o primeiro do Figueira garantido. Na sequência do gol, Alex cobrou escanteio na cabeça de Liéson, que escorou para o meio da pequena área, mas a zaga visitante tirou de lá imediatamente e evitou o empate.


 Na etapa complementar o Corinthians seguiu na frente, mas agora buscando recuperar os pontos que estava deixando escorrer de suas mãos dentro de casa. Alex tentou de falta, sem ser eficaz. Willian entrou no ataque e melhorou o desempenho do time da casa. Em sua primeira oportunidade driblou o zagueiro e chutou rasteiro, acertando a trave. Emerson também teve a sua, quando chegou livre e finalizou rente a trave direita do gol de Wilson.

Preciso repetir a frase do primeiro gol? Tendo muitas chances ofensivas o Corinthians desperdiçava todas e dava sopa para o azar, também conhecido como Figueirense, que não titubeou e aceitou a segunda chance que teve.


O contra-ataque mortal dos catarinenses aconteceu aos 47 da etapa final. Coutinho estava com a bola e tinha uma opção ofensiva de cada lado, além dos dois zagueiros do Corinthians. Ele preferiu a jogada individual e carimbou a trave de Julio Cesar. Quem pensou que o Figueira tinha jogado fora a sua chance errou. Na volta a redonda encontrou o pé de Pittoni, livre, apenas direcionar para o fundo das redes.

A derrota manteve o time paulista na liderança, porém, pode perder a ponta superior da tabela para o Flamengo, São Paulo ou Vasco, que jogam hoje no complemento da rodada. O Figueirense alcançou os 26 pontos e a 8ª liderança no brasileirão. Na ultima rodada do primeiro turno, o Corinthians terá um clássico pela frente, contra o maior rival, o Palmeiras. Enquanto que o time de Santa Catarina enfrenta o Avaí em casa.


Fotos: Fernando Dantas / Miguel Schincariol

Nenhum comentário:

Postar um comentário