terça-feira, 18 de outubro de 2011

Corinthians contra a ‘rapa’ carioca

Faltando nove rodadas para terminar o Brasileirão os times já deixaram bem claro por onde brigarão para estar. Corinthians e os quatro times do Rio são ‘os caras’ da temporada e tem um único foco, que é o título, podendo ficar com um prêmio de consolação caso não consigam, que seria a vaga para a Libertadores.

Corinthians – Tendo o melhor início e estando atualmente na ponta, o único paulista tenta readquirir aquela força do começo para esta reta de chegada. As perdas de Liédson e Julio Cesar junto com o atraso na estreia de Adriano comprometeram o projeto alvinegro. O ‘Imperador’ era tido como o reforço ideal para setembro, mas a lesão o tirou sua chance neste ano. Por sorte, o Corinthians conta agora com as boas atuações de Danilo e Alex, os meia de criação que desencantaram juntos e lideram a equipe em busca do caneco.


Botafogo – A equipe da estrela solitária presou pela regularidade durante todo o campeonato. Não só nos resultados, mas dentro de campo a equipe tem este equilíbrio. Com uma zaga segura, composta por Antônio Carlos e Fábio Ferreira, o time tem a terceira melhor defesa da competição. O meio tem dois bons volantes, com Marcelo Mattos na contenção e Renato no apoio na criação e saída de bola. Na criação temos Elkeson e Maicosuel, dois jogadores jovens e habilidosos, capazes de inventar boas jogadas para os atacantes concluírem. Herrera é o menos técnico, mas sabe fazer gols. Para compensar isso, Loco Abreu além de se arriscar na habilidade e ainda tem faro de centroavante. Acredito ser o time campeão nesta temporada, apesar de saber que apostar numa hora dessas, da forma que está, é o mesmo que arriscar uma cesta de três pontos da sua quadra de defesa.

Flamengo – Ronaldinho é o dono do time, disso não se pode negar. Ao seu lado, Thiago Neves tem nome, mas é um mero coadjuvante que depende muito do Gaúcho, assim como toda a equipe. O time que não perdia se perdeu ao levar uma goleada do Atlético-GO, em casa, e demorou a acordar, apenas faltando dez rodadas. Sem dúvidas o sonho está vivo, porém é o franco atirador entre os cinco, afinal, muitos já diziam que havia perdido o título, se não conseguir só vai confirmar isso.

Fluminense – O tricolor só entrou no bolo da briga pela primeira posição agora no fim e deve isso a um jogador: Fred. O centroavante da seleção vem comandando o ataque e os gols do Flu, tendo feito cinco dos últimos cinco gols da equipe (dois contra o Palmeiras, neste domingo, e três contra o Coxa, com direito a um de bicicleta). A fase do atacante é das melhores, com a ajuda de Deco, que se recuperou, e dos bons laterais da equipe, principalmente Mariano, tem grandes chances de manter o aproveitamento nas redes e guiar o Fluminense ao bicampeonato brasileiro.


Vasco – Um dia deixou o campeonato de lado, por conta da conquista da Copa do Brasil, e também já o liderou. Esta indecisão do Vasco no começo, de escolher se ia com todas as forças para a disputa da taça ou se o título da copa nacional já era o bastante, acabou comprometendo na sua pontuação. Neste momento é o vice-líder, com os mesmos pontos do Corinthians, mas se não tivesse entrado com meia vontade de vencer no início, poderia estar à frente. Entretanto, o ‘se’ não joga, mesmo sempre estando presente nas discussões futebolísticas. 

Dentro de São Januário é complicado vencer o cruzmaltino. Fora, a equipe teve um tropeço, quando empatou com o Atlético-PR, não pelo placar, mas pela posição do adversário. Assim como o Bota, tem a regularidade como arma principal, até mais que a do rival alvinegro, pois sempre esteve no grupo de elite. Chances não faltam, mas imagine se na última rodada o clássico com o Flamengo decida o campeão nacional de 2011? Seria algo fora do comum, um renascimento digno ao futebol do Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário