domingo, 16 de outubro de 2011

Vitória de Vettel e mais um bicampeão na Coréia

Se Vettel havia sido campeão na semana passada ‘apenas’ com o terceiro lugar, agora na Coréia do Sul o alemão não decepcionou. Após passar Hamilton na largada, o mais jovem bicampeão não saiu mais da ponta e assegurou a 10ª vitória no ano. Além de garantir a Red Bull como melhor scuderia da Fórmula 1 desta temporada.

Lewis era o pole e as McLarens levaram clara vantagem sobre os adversários durante todo o fim de semana, com rendimento melhor em pista. Porém, não saiu bem e Sebastian o passou. Quem largou pior foi seu companheiro, Button, que foi de 3º à 6º, deixando Webber, Massa e Alonso ultrapassá-lo.


Na volta 14 aconteceram as primeiras trocas de pneus, com Rosberg e Button entrando no pit ao mesmo tempo, com a McLaren na frente. Button fez troca rápida, colocando pneus supermacios e saiu primeiro. Rosberg optou pelo jogo macio e foi embora. Como o pit da Mercedes é pouco à frente do da McLaren, os pilotos saíram grudados, lado a lado dentro dos boxes. Já na saída, Button ficou para trás, mas deu o troco na curva, fechando Rosberg, e voltou na frente.

Por conta de um acidente envolvendo Petrov e Schumacher, quando o piloto da Renault perdeu a freada e acertou a traseira da Mercedes do alemão, o Safety Car precisou entrar na pista para a sua limpeza. A 21ª volta marcou a saída do carro de segurança. Vettel manteve a ponta, com Hamilton, Webber e Button logo atrás.

Massa e Alonso estavam em 6º e 7º, respectivamente, com Rosberg na frente das Ferraris. Felipe não hesitou e logo passou o alemão, seguido pelo espanhol. Mas Alonso conseguiria passar o brasileiro, aproveitando parada nos boxes, quando Massa voltou com muito tráfego na pista e, três volta após Felipe, o espanhol parou e voltou com pista livre e não teve problemas em ultrapassá-lo.

O principal duelo da prova foi entre Webber e Hamilton. Na volta 32 começou a ofensiva do australiano contra o inglês. Lewis conseguiu defender bem as primeiras tentativas e seguiu na segunda posição. Porém, na volta 49 Webber finalmente passou Lewis. Fim de briga? Pelo contrario. Na curva seguinte o inglês colocou o motor Mercedes para funcionar e deu o troco, terminando a corrida em 2º, atrás de Vettel e seguido por Webber e Button.


Dessa vez Massa até largou na frente do companheiro espanhol, mas terminou a corrida na sexta colocação, logo atrás de Alonso. Rubens Barrichello foi relativamente bem por conta do nível fraco de seu carro, conseguindo o posto de décimo segundo. Já Bruno Senna foi o 13º e manteve a regularidade de sua Renault.

O principal feito do fim de semana foi da RBR, pra variar. Com a vitória de Vettel e a terceira posição de Webber a equipe confirmou o título de construtores deste ano, sendo, assim como Sebastian, bicampeão da categoria. Button também se destacou. O piloto da Inglaterra conseguiu abrir 10 pontos na luta pelo vice-campeonato faltando três provas para o final da temporada.


Fotos: EFE / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário