segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um deixou escapar, o outro não

Os dois alvinegros cariocas que estão na briga pelo título nacional tiveram partidas parecidas neste fim de semana. Contra um adversário não tão bem no campeonato, fora de casa, era o momento de se consagrar com uma vitória convincente.

As partidas eram complicadas. O Bota visitou o Avaí, desesperado para sair do Z-4, na Ressacada, enquanto que o Vasco foi até o Estádio do Pituaçú para medir forças com o Bahia de Joel Santana. Paradas complicadas. E digo mais uma vez: time que pensa na conquista do brasileiro tem que sobressair em jogos assim.


No sábado o Botafogo começou bem. Logo aos 10 minutos já estava na frente com gol do artilheiro Loco Abreu. Porém, com 15 minutos o placar já estava novamente igual. Robson foi o autor do gol. O time foi então buscar estar na frente do placar de novo. Só que a única coisa que aconteceu foi o gol de Cléverson, com uma linda bicicleta, na virada do Avaí.

Mais do que nunca o time foi pra frente buscar e alcançar o empate, no gol de Renato. Tudo ia bem até surgir o lance decisivo, quando Lucas, lateral botafoguense, foi expulso. Foi ai que a equipe travou. O medo de perder o ponto precioso que estava conseguindo cresceu. Pior do que o medo crescer foi ele se confirmar. 

No lance seguinte a expulsão, Lincoln, ex-palmeiras, chutou de fora, Jefferson deu rebote no meio da área e dois atacantes do Avaí estavam livres. Falha grotesca da defesa, que viu Robert colocar números finais no marcador e três pontos na conta dos donos da casa. Avaí 3x2 Botafogo.


No domingo foi a vez do Vasco, que não decepcionou. Liderado por Diego Souza, a equipe cruzmaltina soube aproveitar as chances que teve. No começo, o Bahia até tentou impor superioridade com as boas chegadas do lateral esquerdo Dodô e no chute de fora da área de Fabinho.

Depois disso só deu Vasco. Primeiro o lance de polêmica dupla, quando Titi colocou a mão no chão e a bola bateu nela. Lance normal, bola na mão. Porém, no decorrer da jogada, o meia vascaíno fez o gol, após ser lançado. Mas o bandeirinha assinalou impedimento. Extremamente errado, pois Diego estava claramente na mesma linha da zaga.

Pouco depois surgiu o gol. Felipe tabelou com Diego Souza e mandou colocado no canto esquerdo do goleiro. Depois, no segundo tempo, o camisa dez chegou livre na frente de Lomba e completou o placar, assegurando a vitória por 2x0 e a liderança no brasileirão.


Estes dois jogos serviram para testar as equipes, para saber se são capazes ou não de seguirem firmes rumo ao título. Os adversário eram mais fracos, mas a vontade de melhorar suas posições na tabela era muito grande, precisando assim ter gana ainda maior para superar estes times fora de casa.

O Vasco se saiu bem mesmo prejudicado pela arbitragem. Já o Botafogo, perdeu. Não foi um tropeço, mas são pontos valiosos que escapam. Cada ponto no campeonato brasileiro tem importância gigantesca, e temporada após temporada isso só fica ainda mais claro.

Fotos: Agência RBS / Felipe Oliveira


Confira o áudio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário