quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Santos começa a decidir o campeonato

A partida entre Santos e Botafogo, adiada por conta de amistosos da seleção, parecia não ter tanta importância no campeonato ha um mês e meio atrás, fora a falta de programação da CBF, algo comum nos últimos anos. Entretanto, muitos pontos e posições ganhas depois, esta partida se tornou chave na luta pelo título, pois uma vitória dos cariocas daria ao time da estrela solitária a liderança do nacional.

Se as circunstancias do jogo foram alteradas, a genialidade de um craque se manteve, ou melhor, foi ainda mais aprimorada. O jogo não tinha dono. As equipes criavam chances, mas nenhuma se sobressaia. Se os times eram iguais, alguém tinha que mudar isso. E tinha outro jogador mais preparado para isso que Neymar?

Claro que foi ele. O atacante de 57 jogos no ano não iria deixar este passar em branco. Ao receber passe na intermediária do campo de ataque, o caminho rumo ao gol estava livre. Que pecado do Bota... Neymar viu e, obviamente, soube se aproveitar disso e disparou para a ponta esquerda da área. Chegou, parou, cortou para dentro e depois para fora, tirando totalmente Bruno Tiago do lance e meteu de bico no canto esquerdo de Jefferson. Golaço do artilheiro da Vila.


Pouco depois, o alvinegro paulista matou o jogo. Com a saída de jogo comprometida no lance, por conta de todos os jogadores do Botafogo estarem atrás da linha da bola (com a exceção de Loco Abreu), o zagueiro santista jogou para Henrique na fogueira. O volante mandou de primeira um balão para o ataque. Bola morta? Não para Borges. O Artilheiro do brasileirão acreditou, dominou no peito, ajeitou com a coxa e enfiou o canudo, que bateu na trave e morreu nas redes. 2x0 Santos e adeus liderança, Bota.

Mesmo perdendo, o visitante não jogou mal, assim como o anfitrião não esteve em destaque. O fator decisivo deste jogo foi a individualidade de dois craques, um completo e o outro em faro de gols. Borges e Neymar complicam a vida de todo o defensor, principalmente o mais jovem, que parece não poder ser marcado por quaisquer defensor.

O Botafogo deixou escapar a chance de ser líder? Sim. Porém, uma derrota jogando fora de casa contra o Santos é um resultado comum para qualquer time, grande ou pequeno. A derrota não tira o time do Rio da disputa pela taça, porém foi uma grande chance ignorada, algo que um time com intuito de conquistar o brasileirão não pode se dar ao luxo de fazer (apesar de todos estarem fazendo isso...).


Fotos: Ricardo Saibun

Nenhum comentário:

Postar um comentário